Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de Turismo e Negócios da UNESPAR Apucarana entrega Inventário da Oferta Turística de Lunardelli

Curso de Turismo e Negócios da UNESPAR Apucarana entrega Inventário da Oferta Turística de Lunardelli

Últimas Notícias, Ensino

por publicado: 08/09/2021 14h21 última modificação: 24/04/2024 11h38

O Inventário da Oferta Turística (Invtur) é um documento que tem por objetivo sistematizar os dados coletados por meio de pesquisa teórica e empírica, a fim de identificar as potencialidades que o município tem para planejar a atividade turística local, para torná-la reconhecida regional, estadual e internacionalmente.

É uma pesquisa que consiste em levantar, identificar e registrar os atrativos, serviços e equipamentos turísticos, estruturas de apoio, instalações e serviços públicos e privados que viabilizam a atividade turística. Gera uma base consolidada e confiável de informações, para que se possa realizar adequadamente a gestão municipal do turismo. Permite ainda conhecer as características detalhadas, a dimensão da oferta e quais os segmentos e estruturas a serem implantados ou aperfeiçoados para uma gestão competitiva e sustentável do turismo.

O INVITUR foi coordenado e elaborado pela Prof.ª Dr.ª Fabiane de Oliveira Domingos, Giulia Costa de Queiroz D’Antonio, acadêmica e bolsista de Iniciação Científica da Fundação Araucária, Jonathan de Faria Vieira Luz e Priscilla do Valle Avelino, acadêmicos voluntários do projeto. A revisão textual pelo prof. Dr. Antonio Lemes Guerra Junior, Professor do Curso Letras Português - UNESPAR campus Apucarana.

A entrega ocorreu no dia 3 de setembro para Reinaldo Grola, prefeito de Lunardelli e Francisco Izidoro, Secretário de Turismo do município. O estudo foi uma demanda dos gestores em 2018, quando a profa. Fabiane fazia suas pesquisas para sua tese de doutorado sobre o Turismo no Vale do Ivaí.

A profa. Fabiane Domingos, que é atual coordenadora do curso, explica que essa é a conclusão de uma importante etapa do seu projeto de pesquisa "Planejamento do Turismo Religioso em Lunardelli, Vale do Ivaí". Resultou ainda na publicação de dois artigos científicos, sendo um deles em parceria com a Universidade de Havana - Cuba, um TCC e apresentação de trabalhos em eventos como o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu.

O documento está disponível na íntegra na página do Curso, através do link: 

https://www.unespar.edu.br/APUCARANA/graduacao/turismo/invitur-lunardelli-2021-versao-final-06_09.pdf/@@download/file/INVITUR%20LUNARDELLI%202021%20-%20vers%C3%A3o%20final%2006_09.pdf