Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dia do Tradutor, 30 de setembro. HOMENAGEM DO CENTRO DE ESCRITA ACADÊMICA DA UNESPAR.

Dia do Tradutor, 30 de setembro. HOMENAGEM DO CENTRO DE ESCRITA ACADÊMICA DA UNESPAR.

Últimas Notícias, Ensino

por publicado: 30/09/2021 15h03 última modificação: 30/09/2021 15h03

No dia 30 de setembro comemora-se o Dia Mundial do Tradutor. Data que homenageia os profissionais que auxiliam na globalização dos conhecimentos e propagação de culturas.

O tradutor pode atuar em diversas áreas, como: trabalhos de tradução oral, interpretação simultânea em palestras e eventos, e tradução de textos, documentos, contratos, áudios, filmes e legendas.

A data também celebra o aniversário de morte de São Jerônimo, considerado patrono dos tradutores, estudantes e arquivistas. Jerônimo nasceu em 347 na Dalmácia – uma região que abrange territórios da Bósnia, Herzegovina, Montenegro e Croácia, na Europa – e faleceu em Belém, no Estado da Palestina, em 30 de setembro de 420. Foi ele quem traduziu a bíblia para o latim, a conhecida “vulgata”. Ficou conhecido como escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e também é considerado doutor da Igreja Católica. 

Fonte: https://editorialpaco.com.br/dia-do-tradutor/