Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ingresso 2021 da Unespar tem cotas sociais, raciais e para pessoas com deficiência; últimos dias para inscrições

Últimas Notícias, Pesquisa

por publicado: 09/02/2021 13h06 última modificação: 09/02/2021 13h06

No dia 28 de janeiro de 2021, a coordenadora do Centro de Estudos em Direitos Humanos (CEDH) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), professora Andréa Sério, em conjunto com as coordenadoras de Núcleos de Educação Especial Inclusiva (Nespi) de Paranaguá e de Paranavaí, professoras Roseneide Cirino e Dorcely Garcia, reuniram-se com representantes das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) no Fórum de Educação Especial das Universidades do Estado do Paraná para compartilhar a experiência da implementação de cotas para pessoas com deficiência na Unespar. A professora Andréa foi responsável pela coordenação da Comissão de Cotas na instituição.

"Esta conquista colocou a Unespar em destaque entre as universidades estaduais do Paraná", explica Andréa. Isso porque a Unespar é a primeira a instituir o percentual de 5% de cotas para pessoas com deficiência, o que deverá ser implementado por todas as instituições de ensino superior do Paraná com a promulgação da Lei Estadual 20.443 de 17 de dezembro de 2020.

Cotas na Unespar

Aprovada em 2019 pelo Conselho Universitário (COU), a política de cotas da universidade estabelece o Sistema de Cotas no Processo Seletivo Vestibular e no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Governo Federal, para o ingresso de candidatos oriundos do Ensino Público, pretos, pardos e pessoas com deficiência nos cursos de graduação da Unespar. Também há reserva de vagas e vestibular específico para povos indígenas, garantidos pela Lei Estadual nº 13.134/2001, modificada pela Lei Estadual 14.995 de 2006.

A Resolução 001/2019 – COU UNESPAR prevê cotas nos cursos de graduação, para 50% do total de vagas de cada curso, turno e grau em cada campus, destinando 25% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, 20% para candidatos pretos e pardos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas e 5% para pessoas com deficiência que concluíram o Ensino Médio, independente do percurso de formação.

RESOLUÇÃO 001/2019 – COU UNESPAR CLIQUE AQUI

"A implementação da política de cotas sociais, raciais e para pessoas com deficiência possibilitou novas oportunidades institucionais à Unespar, como a obtenção de incentivos para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão para os quais a implementação dessa política é exigida, além de reafirmar o compromisso institucional com o combate às desigualdades sociais e com a equidade para o desenvolvimento educacional de todas as pessoas", salienta a professora.

Processo Seletivo de Ingresso 2021

Restam poucos dias para se inscrever nos Processo Seletivo de Ingresso da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). São dois processos seletivos de ingresso organizados pela universidade, além do ingresso realizado pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Governo Federal.

As inscrições são GRATUITAS, seguem até às 23h59min do dia 17 de fevereiro de 2021 e devem ser feitas exclusivamente pela Internet.

INSCRIÇÃO CLIQUE AQUI

Veja o quadro de vagas disponível por campus e se inscreva. Mais informações, acesso ao edital e às inscrições em vestibular.unespar.edu.br.

PARA INSTRUÇÕES EM LIBRAS - CLIQUE AQUI

Texto por Paula Fernandes

Publicado08/02/2021 10h09

Última modificação08/02/2021 10h18