Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para docentes com interesse no Pibid e Residência Pedagógica

Inscrições abertas para docentes com interesse no Pibid e Residência Pedagógica

publicado: 15/01/2020 17h06 última modificação: 27/02/2020 14h10

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio da Diretoria de Programas e Projetos, abre inscrições aos docentes efetivos interessados em atuar como Coordenadores de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) ou Orientadores do Programa Residência Pedagógica (RP), nos cursos de licenciatura em que estão efetivados, em consonância com os projetos institucionais para ambos os programas, em regime de colaboração com as redes de ensino públicas da educação básica, com a política institucional para a formação de professores.

As inscrições podem ser realizadas até 6 de fevereiro. Podem se inscrever docentes efetivos da Unespar, atuantes nas licenciaturas, preferencialmente em áreas de ensino, didática, estágio supervisionado e/ou metodologias de ensino, desde que atendam aos requisitos para participação descritos em ambos os editais.

Para fazer Sua inscrição, clique na Notícia Original no Site da Unespar e acesse o Formulário, clicando aqui

A classificação dos docentes inscritos será de pelo menos 60% das bolsas para áreas prioritárias (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Física, Química, Biologia e Alfabetização) e no máximo 40% das bolsas para as áreas gerais (Arte, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Informática, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Sociologia, as licenciaturas Intercultural Indígena, Educação do Campo e Pedagogia). O quantitativo de bolsas do Pibid e RP será divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Pibid é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das Instituições de Ensino Superior (IES).

Residência Pedagógica (RP)

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de Residência Pedagógica, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das IES.

Observe e Leia a notícia completa no link original: http://www.unespar.edu.br/noticias/inscricoes-abertas-para-docentes-com-interesse-no-pibid-e-residencia-pedagogica