Levantamentos para analisar retorno das atividades presenciais são feitos durante reunião de Comissão
Últimas Notícias
Nesta quinta-feira (13), a Comissão de Avaliação e Planejamento de Ações de Combate à Disseminação do Novo Coronavírus no Âmbito da Unespar se reuniu virtualmente para debater encaminhamentos para a organização das atividades na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) após o período de isolamento social. Entre os apontamentos levantados, está a questão da infraestrutura necessária para a retomada das atividades presenciais, em especial nos campi que estão com prédios em construção. Também foi apontada a necessidade de fazer um levantamento sobre a quantidade de equipamentos de proteção individual (EPI) necessário para os campi, assim como materiais para higiene e desinfecção.
Para o reitor, Antonio Carlos Aleixo, o retorno, que deve acontecer no próximo ano, precisa ser controlado. “Precisamos nos planejar, além do vestibular, também para o retorno dos estudantes que desistiram e ter uma previsão de como atuar com turmas maiores, menores e muito pequenas”, afirma.
Alguns levantamentos estão sendo feitos para o retorno das atividades presenciais, como utilizar, como base, dados epidemiológicos das regiões onde cada campus está inserido e o apoio necessário aos estudantes, agentes universitários, professores, terceirizados e estagiários. Medidas de segurança sanitária também são levantadas.
Direito de imagem
A Subcomissão de Gestão de Pessoas está estudando uma maneira de harmonizar direitos de imagem com os direitos de educação, para que estudantes e professores que estão participando do ambiente online possam estar assegurados.
Estágios
Os estágios já estão liberados e acontecendo de forma remota, conforme documento oficializado pela Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti). No curso de Enfermagem do campus Paranavaí, o retorno dos estágios presenciais se dará a partir de outubro, em Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Comissão de Avaliação e Planejamento de Ações de Combate à Disseminação do Novo Coronavírus no Âmbito da Unespar
Criada para discutir estratégias e possibilidades para a organização das atividades da universidade no pós-pandemia, tem o objetivo de realizar um planejamento efetivo. A Comissão foi criada no dia 10 de junho e é composta por membros de todos os campi da Unespar. É dividida em subgrupos de trabalho: Subcomissão de infraestrutura e mobilidade; Subcomissão de assuntos acadêmicos e estudantis; Subcomissão de gestão de pessoas e relações de trabalho; Subcomissão de epidemiologia; Subcomissão de infraestrutura, assuntos acadêmicos e estudantis da área de Artes.
Matéria por Paula Fernandes
Publicado: 14/08/2020 16h58
Última modificação: 14/08/2020 16h58