Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PROFEI - Mestrado em Educação Inclusiva

PROFEI - Mestrado em Educação Inclusiva

Últimas Notícias

por publicado: 11/03/2020 15h29 última modificação: 19/03/2020 10h00
Programa Stricto Sensu de Formação de Professores da Educação Básica

Apresentação

 

PROFEI - Portaria 811/2019 – Reitoria UNESPAR de Constituição do Colegiado 

A UNESPAR é uma das Instituições Associadas à Rede de Universidades que ofertará vagas no PROFEI _ Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional. Trata-se de um programa stricto sensu vinculado ao Programa de Mestrados Profissionais para Professores da Educação Básica – ProEB (CAPES), tendo como público alvo professores e gestores em exercício na Educação Básica. 

O PROFEI é uma demanda posta pela Política Brasileira de Inclusão com vistas ao aprimoramento profissional dos professores em exercício na Educação Básica, bem como gestores e professores atuantes no AEE, em todo território nacional com proposta de formação continuada em consonância com as políticas públicas de inclusão escolar e uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). 

O PROFEI é um curso semipresencial com oferta simultânea nacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de Mestre em Educação Inclusiva. 

O PROFEI tem como área de concentração a “Educação Inclusiva”, com os seguintes objetivos: 

1. Difundir os princípios e fundamentos da educação inclusiva, o qual garante o direito de educação para todos; 
2. Conhecer a analisar os principais documentos legais e diretrizes que garantem o atendimento e a inclusão dos estudantes público-alvo da educação especial; 
3. Compreender o Projeto Pedagógico como elemento norteador das ações político-pedagógicas da escola inclusiva que se pretende; 
4. Elaborar e desenvolver ações colaborativas na unidade escolar com o apoio do professor especializado, tendo como foco um Projeto Pedagógico inclusivo. 

Estão previstas atividades presenciais as quais serão desenvolvidas nos Polos constituído pelas IES Associadas, com encontros periódicos para trabalho interdisciplinar, Grupo de estudos, Avaliações, Atividades presenciais para orientações sobre as pesquisas desenvolvidas, Participação em Grupos de Estudos e Pesquisas, Exame de qualificação e Defesa da dissertação. 

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 

Educação Inclusiva 

Linhas de pesquisas: 

1. Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva;
2. Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva;
3. Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva.

A UNESPAR ofertará 22 vagas distribuídas entre os seus campi. Os candidatos selecionados na prova de exame nacional e suas etapas e, devidamente matriculados, farão parte do corpo discente da pós-graduação stricto sensu da UNESPAR 


Em breve novas  informações!


Coordenação do Programa UNESPAR 


COORDENAÇÃO - Prof.ª DR.ª ROSENEIDE BATISTA CIRINO 

VICE-COORDENAÇÃO – Prof.ª DR.ª EROMI IZABEL HUMMEL 

E-mail: profei@unespar.edu.br 

Leia matéria original no link: http://paranagua.unespar.edu.br/paginas/profei-mestrado-em-educacao-inclusiva