REFORMA DE SALAS DE AULAS INTERDITADAS DO CAMPUS DE APUCARANA ESTÃO EM FASE DE EXECUÇÃO
Últimas Notícias, Pesquisa
O Campus de Apucarana da UNESPAR está passando por diversas reformas neste início de 2021. Dentre elas encontra-se a recuperação de quatro salas de aula (salas 15, 16, 21 e 22), no Bloco 01, interditadas em outubro de 2018, quando detectadas trincas, rachaduras, infiltrações e desprendimento de pisos e argamassa de revestimento do teto.
“Naquele momento (outubro de 2018), logo após assumirmos a Direção do Campus, ocorreram várias reclamações da comunidade acadêmica quanto aos riscos observados nas salas. Imediatamente entramos em contato com a Secretaria de Obras e Defesa Civil do Município, que nos atendeu prontamente e, em vistoria no local, procedeu com a interdição das salas e nos orientou a contratar serviço de laudo técnico especializado. Após 2 anos de trabalho buscando a recuperação do espaço, onde foram realizados testes e estudos sobre as patologias do prédio, resultou-se em relatórios técnicos indicando as reformas e reforços necessários”, afirma o professor Daniel Gomes, Diretor do Campus.
Inicialmente foram licitados serviços especializados de testes de carga, cálculos estruturais, projeto e memorial descritivo. Na sequencia o campus de Apucarana abriu edital de licitação para execução das reformas necessárias. A empresa vencedora e contratada foi a ABLE Prestadora de Serviços EIRELLI, sediada em Maringá (PR).
O vice-diretor do Campus, prof. Leonardo Sartori, enfatizou os esforços de toda a equipe administrativa: "chegamos na execução das reformas por conta do empenho e competência de todos os servidores da equipe administrativa do nosso Campus, com ajuda da Administração Superior da UNESPAR".
No cronograma da execução estão previstos a substituição de revestimento do teto, reforço estrutural metálico, pintura e troca dos pisos, na parte interna, além da execução da calçada externa e nova rede de escoamento pluvial, para evitar infiltrações nas fundações do prédio.
A execução da reforma foi financiada com recursos do Fundo Paraná, a partir de projeto encaminhado pela Reitoria da UNESPAR, com apoio da Pró-Reitoria de Administração e Finanças (PRAF) e da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN), por meio da equipe de engenharia e Diretoria de Convênios e Projetos da UNESPAR.
O Valor total desta reforma é de R$ 60.390,00 (sessenta mil trezentos e noventa reais) e já foi repassado pelo Fundo Paraná à UNESPAR. O pagamento será liberado conforme cronograma de execução, após medições e autorização do engenheiro fiscal da obra, vinculado à PROPLAN.
“A expectativa é que até o mês de julho próximo tenhamos as quatro salas novamente disponíveis para as atividades acadêmicas dos cursos do Campus, o que vai aliviar um pouco o problema de falta de espaços adequados às atividades no Campus”, explica Daniel.