Você está aqui: Página Inicial > Notícias > REFORMA DE SALAS DE AULAS INTERDITADAS DO CAMPUS DE APUCARANA ESTÃO EM FASE DE EXECUÇÃO

REFORMA DE SALAS DE AULAS INTERDITADAS DO CAMPUS DE APUCARANA ESTÃO EM FASE DE EXECUÇÃO

Últimas Notícias, Pesquisa

por publicado: 15/02/2021 15h36 última modificação: 15/02/2021 15h38

O Campus de Apucarana da UNESPAR está passando por diversas reformas neste início de 2021. Dentre elas encontra-se a recuperação de quatro salas de aula (salas 15, 16, 21 e 22), no Bloco 01, interditadas em outubro de 2018, quando detectadas trincas, rachaduras, infiltrações e desprendimento de pisos e argamassa de revestimento do teto.

 “Naquele momento (outubro de 2018), logo após assumirmos a Direção do Campus, ocorreram várias reclamações da comunidade acadêmica quanto aos riscos observados nas salas. Imediatamente entramos em contato com a Secretaria de Obras e Defesa Civil do Município, que nos atendeu prontamente e, em vistoria no local, procedeu com a interdição das salas e nos orientou a contratar serviço de laudo técnico especializado. Após 2 anos de trabalho buscando a recuperação do espaço, onde foram realizados testes e estudos sobre as patologias do prédio, resultou-se em relatórios técnicos indicando as reformas e reforços necessários”, afirma o professor Daniel Gomes, Diretor do Campus.

Inicialmente foram licitados serviços especializados de testes de carga, cálculos estruturais, projeto e memorial descritivo. Na sequencia o campus de Apucarana abriu edital de licitação para execução das reformas necessárias. A empresa vencedora e contratada foi a ABLE Prestadora de Serviços EIRELLI, sediada em Maringá (PR).

O vice-diretor do Campus, prof. Leonardo Sartori, enfatizou os esforços de toda a equipe administrativa: "chegamos na execução das reformas por conta do empenho e competência de todos os servidores da equipe administrativa do nosso Campus, com ajuda da Administração Superior da UNESPAR".

No cronograma da execução estão previstos a substituição de revestimento do teto, reforço estrutural metálico, pintura e troca dos pisos, na parte interna, além da execução da calçada externa e nova rede de escoamento pluvial, para evitar infiltrações nas fundações do prédio.

A execução da reforma foi financiada com recursos do Fundo Paraná, a partir de projeto encaminhado pela Reitoria da UNESPAR, com apoio da Pró-Reitoria de Administração e Finanças (PRAF) e da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN), por meio da equipe de engenharia e Diretoria de Convênios e Projetos da UNESPAR.

O Valor total desta reforma é de R$ 60.390,00 (sessenta mil trezentos e noventa reais) e já foi repassado pelo Fundo Paraná à UNESPAR. O pagamento será liberado conforme cronograma de execução, após medições e autorização do engenheiro fiscal da obra, vinculado à PROPLAN.

“A expectativa é que até o mês de julho próximo tenhamos as quatro salas novamente disponíveis para as atividades acadêmicas dos cursos do Campus, o que vai aliviar um pouco o problema de falta de espaços adequados às atividades no Campus”, explica Daniel.