Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reunião online apresenta Núcleo de Inovação Tecnológica da Unespar

Reunião online apresenta Núcleo de Inovação Tecnológica da Unespar

Últimas Notícias, Extensão, Administração

por publicado: 26/06/2020 16h15 última modificação: 14/05/2022 11h54

Nesta quarta-feira, 24, foi realizada uma reunião online para a apresentação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e sua Comissão Coordenadora. As primeiras ações para a criação do NIT tiveram início há cerca de 2 anos, com um grupo de professores liderados pela professora Roselis Mazzuchetti.

CLIQUE AQUI PARA LER A ÍNTEGRA DA RESOLUÇÃO QUE CRIOU O NIT NA UNESPAR

A criação do NIT é um dos objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional da Unespar. Vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (PRPPG), quem responde pela Coordenação Geral é o professor Sebastião Cavalcanti Neto. Ele explica que, dentre as principais ações, o NIT estará promovendo o registro de propriedade intelectual, abertura e acompanhamento de processos de transferência de tecnologia e demais questões referentes à propriedade intelectual;  buscando o fomento a instalação de parques e incubadoras, bem como ao fortalecimento de empresas de base tecnológica; divulgando, no âmbito institucional, a constituição de parques e incubadoras; e buscando realizar o desenvolvimento de ações e relacionamento com empresas e órgãos públicos, oferecendo apoio à elaboração de projetos de pesquisa científica e tecnológica, com a promoção de treinamentos e atualizações referentes à elaboração, gerenciamento e qualificação de projetos de incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica.

Durante a reunião, a pró-reitora da PRPPG, Maria Antonia Ramos Costa, falou da importância do NIT para a universidade, incentivando a pesquisa tecnológica. “A Unespar se amplia nas questões da inovação e tecnologia em diversas áreas e isso incentiva também nossos pesquisadores e docentes”, salienta.

O reitor da Unespar, Antonio Carlos Aleixo, lembrou que a Unespar pode participar dos programas de inovação em todas as áreas do conhecimento. Além disso, ressaltou a importância da universidade, que abrange grande parte do Estado ao atuar em sete campi. “Nós atingimos a uma parcela da população do Paraná que nenhuma outra universidade atinge”, completou.

O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa, falou da parceria entre a instituição e a Unespar. “O que a gente pretende é mostrar para a sociedade que o sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação é um bem comum da sociedade e o resultado esperado é a criação de riqueza e bem-estar, tendo como pilar a questão da inovação”, afirmou.

Já o coordenador de Ciência e Tecnologia da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Paulo Renato Parreira, frisou a necessidade de mostrar de maneira mais clara a força que as universidades estaduais do Paraná têm. “Estamos mostrando, num momento de crise global, o quão importante é ter um sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação”.

Aproximadamente 80 pessoas estiveram presentes na reunião online, entre reitor, vice-reitor, pró-reitores e diretores de campi e centros da Unespar, docentes e integrantes do NIT da Unespar, além de representantes da Fundação Araucária, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Seti e Sebrae.

por Paula Fernandes

Publicado: 25/06/2020 16h22

Última modificação: 25/06/2020 17h00

Fonte: http://www.unespar.edu.br/noticias/reuniao-online-apresenta-nucleo-de-inovacao-tecnologica-da-unespar