Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sistema de Reservas de Datashow e Laboratório entra em funcionamento no campus: veja como acessar e reservar equipamentos e laboratórios

por publicado: 03/12/2019 15h52 última modificação: 14/02/2022 14h56

A equipe de T.I. da Unespar e do Campus de Apucarana realizaram adequações no antigo sistema de reservas de datashow e laboratórios, que era utilizado no extinto website do campus (fecea.br). A partir deste mês de Dezembro as reservas de Equipamentos (datashow) e Laboratórios de Informática do Campus de Apucarana passam a ser realizadas pelo Sistema de Reservas.

Para saber como acessar e realizar as reservas, os servidores (Agentes Universitários e Docentes) do campus devem ler com atenção o Tutorial.

Tutorial - detalha procedimentos para acesso e reservas.

Todos os docentes do campus já estão cadastrados no novo sistema. Novos usuários que vierem a ingressar na carreira deverão procurar o setor de T.I. do campus.

Acesse aqui o Sistema de Reservas.

O sistema de reservas não aceita ou mantém reservas com prazos superiores a 15 dias, a contar do dia de hoje. Desta forma os servidores poderão programar a utilização de datashow e laboratório nas atividades didático-pedagógicas e administrativas.

Conforme o Tutorial detalha de modo mais didático, o usuário é o número do RG do servidor e a senha de acesso seu CPF. O usuário e senha são pessoais e intransferíveis, não podendo o usuário delegar a ninguém tais informações. Em caso de verificação de uso indevido de sua senha, o usuário deverá comunicar a Divisão Administrativa do Campus (DAF), através de protocolo formal, sobre as ocorrências e solicitar trocas de senhas ao setor de T.I. do campus, sempre que achar conveniente, através do telefone 43 34205722 (das 8h às 11h 30min. e das 14h às 17h) ou por e-mail para o Técnico de Informática, Sr. Kevin Salles, no endereço .

As reservas de Auditórios e demais espaços do campus deverão ser feitas através de solicitação formal à Chefia de Gabinete da Direção do Campus, por meio de e-mail (assessoriacampus.apucarana@unespar.edu.br) ou Formulário próprio no website institucional do Campus, ou ainda por protocolo de memorando interno ou ofício (usuário externo).

Orientações Gerais sobre utilização de Equipamentos e Laboratórios -

O usuário deverá retirar e devolver a chave do armário de cada equipamento junto à sala dos professores no horário da reserva, com o Estagiário responsável, respeitando o horário da reserva. Será aceitável uma tolerância de 10 minutos em caso de atraso. Caso o atraso na retirada seja superior a 10 minutos, será considerado como desistência e o usuário perde sua reserva. No caso de desistência de reservas o equipamento fica à disposição de outro usuário que necessitar e estiver no aguardo.

Ao retirar e devolver o equipamento, lembre-se de assinar o controle de retirada e devolução na sala dos professores. Qualquer não conformidade com o equipamento, acessórios e funcionamento deverá ser anotado pelo usuário no momento da devolução.

Note que cada equipamento possui uma numeração equivalente ao número do armário e número que consta no sistema de reservas. Ao retirar e devolver o equipamento o usuário deverá respeitar essa numeração.

Os laboratórios deverão ser abertos e fechados pelo Vigia (Guarita), sempre mediante a solicitação do usuário responsável pela reserva. O usuário deverá solicitar ao Vigia para abrir no momento em que for iniciar a utilização do laboratório e solicitar o fechamento assim que terminar a utilização do mesmo.

O cuidado com o patrimônio público é dever de todos -

Lembre-se que ao presenciar qualquer situação de não conformidade com equipamentos ou laboratórios, você deve relatar e formalizar denúncia sobre a situação para um dos responsáveis da gestão da instituição, na primeira oportunidade possível. As Coordenações de cursos, Direções de Centro de Áreas e Direção do Campus farão o devido encaminhamento administrativo sempre que uma denúncia estiver apresentando elementos suficientes para que sejam apuradas responsabilidades, sendo obrigação de cada um dos membros da comunidade acadêmica a função de fiscalizar a utilização do patrimônio público.

Por exemplo, se você identificar o manuseio equivocado de equipamentos por parte de servidores ou alunos; laboratórios com portas abertas e luzes acesas sem a presença de um responsável; equipamentos deixados em sala de aula comum sem presença de responsável; ou outra situação similar, você deve comunicar um Gestor Institucional, Servidor ou Vigia, preferencialmente por escrito, através de protocolo, e-mail ou Ouvidoria.

Quando um servidor ou discente da nossa universidade identificar qualquer necessidade de manutenção, reparos, troca de lâmpadas ou qualquer necessidade de intervenção na estrutura física ou com relação à equipamentos do campus, é possível abrir uma solicitação de reparo, preenchendo o formulário de "Apoio e Serviço", no menu "Sobre" ao lado, ou acessando diretamente o link: http://praf.unespar.edu.br/apoio_apucarana/. Vamos cuidar do nosso campus. Bom trabalho a todos.