Sobre o curso de Ciência da Computação
Características do curso:
- Bacharelado em Ciência da Computação.
- Oferta de vagas anual: 40 vagas.
- Período: Integral.
- Carga horária: 3250 horas.
- Duração mínima: de 4 anos.
Objetivo do curso:
O curso tem como objetivo o desenvolvimento de profissionais com sólida formação em Ciência da Computação e Matemática, capacitados para atuar nas mais diversas subáreas de Ciência da Computação, assim como desenvolver aplicativos de propósito geral, aplicações e infraestrutura de software de sistemas de computação, e de sistemas embarcados, produzir conhecimentos científicos e inovações tecnológicas.
Breve histórico:
O curso de bacharelado em Ciência da Computação foi criado em 2012, no processo de reestruturação dos cursos de graduação da então Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana (FECEA). Sua implantação ocorreu em 2013. O curso foi autorizado pelo Decreto Estadual nº 6932/2013, publicado no Diário Oficial nº 8871 de 07 de janeiro de 2013, fundamentado no Parecer CEE/CES/PR 74/2).
Em 2013 com a criação da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), uma universidade multicampi que reuniu IES de várias regiões do estado, a FECEA se tornou Universidade Estadual do Paraná campus Apucarana. Desde então, o curso tem atraído jovens da região e também estudantes de outros estados que tem ingressado através do Sistema de Seleção Simplificada (SISU).
Em 2019 o curso passou por algumas reformulações, que dentre outras mudanças contemplaram o desenvolvimento de metodologias inovadoras com o objetivo de estimular o interesse e a permanência dos discentes, e a curricularização da extensão universitária.
Em 2023 o curso passou pelo processo de renovação de reconhecimento. A renovação de reconhecimento do curso foi aprovada através da Resolução nº 21/2024 –SETI, de 27 de fevereiro de 2024. Em 2025 a UNESPAR aprovou o novo Projeto Pedagógico do curso, que terá início em 2026.
Ao longo deste período (2013-2025) o curso de Ciência da Computação tem formado profissionais que tem sido absorvidos tanto pelo mercado de trabalho na área de software, como também na área acadêmica. Vários egressos já se tornaram pesquisadores e professores universitários, inclusive realizando cursos de pós-graduação em outros países.
