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Ensino de língua espanhola para crianças não alfabetizadas: Teoria e Prática

por Islan Rick de Oliveira publicado 25/02/2025 10h55, última modificação 25/02/2025 11h10

Este projeto de pesquisa tem como objetivo atender a uma demanda institucional relacionada às teorias e práticas do ensino de língua espanhola para crianças em fase de pré-alfabetização. Além disso, responde à necessidade de formação contínua dos docentes de língua espanhola, proporcionando aprimoramento linguístico e didático no que se refere ao ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) no contexto da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.A investigação desenvolvida possibilitou aos discentes da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e aos docentes de língua espanhola da rede pública de ensino o acesso a fundamentação teórica e recursos metodológicos específicos para o ensino e a aprendizagem desse idioma. Considerando que, desde 2020, o município de Apucarana incluiu a disciplina de língua espanhola na matriz curricular de todas as escolas municipais, observa-se um aumento significativo na demanda por qualificação docente e produção de materiais didáticos adequados a esse contexto.No âmbito deste projeto de pesquisa, foi desenvolvido, em 2023, um projeto de extensão voltado aos docentes de língua espanhola da Autarquia Municipal de Educação (AME), intitulado Hablando de oralidad. Em 2024, está em andamento um novo projeto de extensão direcionado ao mesmo público, intitulado Enseñanza y aprendizaje de las destrezas de la lengua española en Educación Infantil y Primaria, com encerramento previsto para dezembro deste ano, razão pela qual se justifica sua prorrogação.Este projeto de pesquisa busca estabelecer uma articulação entre os discentes do curso de Letras Espanhol e os docentes da educação básica municipal, ao mesmo tempo em que promove condições para a implementação de práticas pedagógicas que favoreçam a aquisição da língua espanhola por crianças. Dessa forma, contribui para o fortalecimento do ensino de E/LE na educação básica, alinhando-se às diretrizes de internacionalização e formação docente continuada. 

Coordenadora: Professora Dra. Silvana Malavasi Huszcz