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Ensino de literaturas de língua espanhola: representações e práticas

por Islan Rick de Oliveira publicado 25/02/2025 10h53, última modificação 25/02/2025 11h10

Esta pesquisa situa-se na área essencialmente híbrida do ensino de literaturas de língua espanhola, já que é constituída por discussões acerca da teoria e da crítica literárias e por discussões que abordam o ensino e a formação docente. Nesse sentido, entendemos que a formação de professores de literatura requer uma constante reflexão teórica sobre o que é ensinar literatura e, por isso, ressaltamos o conceito de representações sociais, de Roger Chartier (1991; 2011). Além disso, é necessário que a pesquisa abranja as práticas, conceito amplamente abordado nas áreas de didática e de metodologias de ensino. Uma vez que esta pesquisa se dedica às literaturas de língua espanhola, recorremos a Navas Ruiz (1961), Pizarro (1993), Pozuelo Yvancos e Aradra Sánchez (2000) e Crespo Buiturón (2015) para discutir esses conceitos em contextos hispânicos. Assim, buscamos compreender as relações estabelecidas entre a teoria e a crítica literárias e a didatização da literatura no âmbito do ensino. 

Coordenador: Prof. Dr. Augusto Moretti de Barros