Você está aqui: Página Inicial > Graduação > Letras Espanhol > Leitura literária e formação de professores de literaturas de língua espanhola: representações e práticas

Leitura literária e formação de professores de literaturas de língua espanhola: representações e práticas

por Islan Rick de Oliveira publicado 26/02/2025 09h42, última modificação 26/02/2025 10h13

Este projeto de extensão tem como objetivo abordar, de maneira teórico-prática, a leitura literária e a formação de professores de literaturas de língua espanhola. Uma vez que o curso de graduação em Letras/Espanhol forma docentes de língua e de literatura, é essencial que os estudantes tomem consciência da importância de ler literatura e de se pensar a didatização do texto literário e a apropriação da literatura como objeto de ensino. Nesse processo, é fundamental que haja discussões teóricas sobre as relações entre a literatura e o ensino, com base em Navas Ruiz (1961), Couto (2016) e Andrade (2022). Visamos que os estudantes/professores de literatura em formação possam atuar em ambientes dentro e fora da UNESPAR, com o objetivo de aproximar a comunidade externa do universo literário em língua espanhola, além da possibilidade de atuação em contextos virtuais, como as interações de TELETANDEM. Desse modo, esperamos que este projeto contribua para o incentivo à leitura literária e para a formação de professores de literaturas em língua espanhola, proporcionando uma maior apropriação da profissão docente e das particularidades exigidas pela literatura em contexto de ensino. 

Coordenador: Prof. Dr. Augusto Moretti de Barros