Letramentos acadêmico-científicos: fatores que incidem sobre a (não)apropriação dos esquemas de utilização de determinados artefatos
Com base no Interacionismo Sociodiscursivo e na Perspectiva Histórico-cultural, assim como em diferentes estudiosos dos letramentos acadêmicos, esse estudo científico articula extensão e pesquisa, para geração e análise de dados. Trata-se de uma pesquisa intervencionista cujo corpus são as transcrições de gravações de aulas e de encontros de orientação, assim como produções textuais/multimodais elaboradas por participantes de um curso de extensão destinado ao desenvolvimento dos letramentos acadêmico-científicos, com produção escrita em espanhol. Parte das análises já está concluída e publicada em periódicos da área. Além disso, esse projeto possibilita dialogar com outras áreas, levando seus participantes a novos questionamentos que também resultam/resultarão em novas descobertas científicas a serem disseminadas. Todos os instrumentos de geração e análise de dados estão aprovados pelo Comitê de Ética / Plataforma Brasil.
Coordenadora: Professora Dra. Amábile Piacentine Drogui