Você está aqui: Página Inicial > Graduação > Serviço Social > Projetos de Extensão

Projetos de Extensão

por Islan Rick de Oliveira publicado 07/03/2025 16h15, última modificação 31/03/2025 11h45

Título do Projeto: “A articulação entre a formação profissional e o exercício profissional em Serviço Social: diálogos, análises e estratégias...o caminhar”. 

Período de vigência: 
Resumo:
Coordenadora: Profª. Ms. Daniela Castamann

Título do Projeto: “Relatos de Experiência: o exercício profissional do assistente social em seu espaço sócio-ocupacional”. 

Período de vigência: 04/2024 a 11/2024
Resumo: O projeto tem como objetivo propiciar a compreensão sobre o exercício profissional, articulado aos conteúdos teóricos da disciplina Gestão Social, a partir do relato de experiência de assistentes sociais que atuam em diferentes espaços sócio-ocupacionais na implementação e gestão de políticas públicas. A condução metodológica envolve o planejamento, execução e avaliação de atividades práticas, como forma de assimilar e articular os conteúdos da disciplina. Os estudantes da terceira série do curso de Serviço Social organizarão duas mesas-redondas no formato de evento, sob a supervisão docente, que contará com a participação de profissionais assistentes sociais definidos e convidados pelos próprios estudantes. Tal atividade também busca estimular o trabalho coletivo e a interação entre os estudantes, bem como o diálogo entre universidade e comunidade por meio dos profissionais assistentes sociais.
Coordenadora: Profª. Drª. Kamila Cristina da Silva Teixeira 

Título do Projeto: Semana Acadêmica do Curso de Serviço Social 

Período de Vigência: 02/09/2024 a 02/09/2026
Resumo: O Projeto de extensão ora apresentado tem como objetivo estabelecer um canal de interlocução entre discentes, docentes e profissionais assistentes sociais que atuam nos diferentes campos ocupacionais, com o intuito de discutir a respeito de temas relacionados a formação e ao trabalho profissional. Entendemos que a Semana Acadêmica do Curso não diz respeito somente a um evento interno, que visa à qualificação restrita dos discentes, ao contrário disso, trata-se de um espaço políticosocial que tem como propósito promover o diálogo crítico de questões micro e macro societárias que perpassam a formação e o trabalho profissional. Nesse sentido, a proposta, de caráter extensionista, visa evidenciar o potencial da Semana Acadêmica na articulação dos conteúdos curriculares e destes com a realidade social, na qualificação dos assistentes sociais e, também, na estratégia de visibilidade e divulgação do Curso.
Coordenadora: Profª. Drª. Luciane F. Zorzetti Maroneze

Título do Projeto: Capacitação para a Supervisão de Estágio em Serviço Social: indissociabilidade entre formação, trabalho profissional e produção de conhecimentos 

Período de Vigência: 10/02/2025 a 14/02/2028
Resumo: A formação de assistentes sociais é balizada pelas Diretrizes Curriculares construídas em 1996 sob a coordenação da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). As referidas Diretrizes apresentam os elementos que estruturam o processo formativo, destacando o estágio supervisionado, envolvendo três sujeitos: os/as discentes, o/a supervisor/a acadêmico/a e o/a supervisor/a de campo. Historicamente o estágio é realizado a partir de três elementos que se interpenetram e são indissociáveis. O primeiro é a inserção de estudantes no campo de estágio, como uma possibilidade de aproximação e vivência da realidade de trabalho de assistentes sociais. O segundo elemento consiste na supervisão de estágio, em uma perspectiva processual, executada pelo/a supervisor/a de campo - assistente social que atua nos espaços sócio ocupacionais, cuja função é supervisionar o/a estudante no decorrer de todo o processo de aproximação do/a estagiário/a no campo ocupacional, e o/a supervisor/a acadêmico/a que exerce uma função de orientador/a, evidenciando os processos de aprendizado inerentes ao estágio supervisionado. O terceiro elemento é a evidência do processo educativo e pedagógico constitutivo do estágio supervisionado, apresentados na elaboração do Plano de Estágio e do Plano de Supervisão.
A supervisão de estágio se configura como uma atribuição privativa do/a assistente social de acordo com a Lei de Regulamentação da Profissão (8662/1993) e precisa ser compreendida enquanto processo sistemático, de natureza pedagógica, de acompanhamento, orientação e avaliação do/a estagiário/a. O exercício da supervisão de estágio em Serviço Social, tanto a de campo como a acadêmica, respeitando suas particularidades, pressupõe uma capacitação teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, desenvolvida em uma perspectiva histórica e contínua, e, politicamente posicionada. Sendo assim, é necessário investir na formação dos/as supervisores/as acadêmicos/as e de campo para qualificação do processo de supervisão, pois deve-se buscar a capacitação necessária para o exercício dessa atribuição privativa.
Assim, o objetivo do presente curso de extensão é capacitar os/as supervisores/as de campo e acadêmicos/as para a apreensão crítica e qualificada do processo de supervisão, garantindo a indissociabilidade entre formação e exercício profissional. A capacitação será organizada em dois módulos: o primeiro com encontros via plataforma digital google meet no período de março a julho de 2025 e o segundo, na modalidade presencial, serão realizados encontros nos espaços físicos das universidades envolvidas para orientar e acompanhar os/as supervisores/as de campo e acadêmicos na construção do plano de trabalho e do plano de supervisão, no período de setembro de 2025 a janeiro de 2026. A avaliação ocorrerá durante todo o processo e contará com instrumentos tais como: folha de frequência, construção de plano de trabalho e de plano de supervisão de estágio.
Participação como membro: Profª. Drª. Luciane F. Zorzetti Maroneze 

Título do Projeto: Fórum de Supervisão de Estágio em Serviço Social: Debate Formativo Contemporâneo 

Período de Vigência: 20/08/2024 a 30/11/2024
Resumo: Debater a indissociabilidade entre o estágio e a supervisão na formação profissional de assistente social é o objetivo deste projeto de extensão, com vistas a capacitação de supervisores de estágio: de campo, acadêmicos e dos estudantes de graduação em serviço social. Para tanto utilizará como procedimento metodológico a capacitação e a estratégia de debates nas temáticas centrais sobre o estágio envolvendo todos os participantes dos eventos com vistas a impactar na formação dos estudantes e no exercício profissional. Para além deste debate estas ações visam também estender o diálogo da universidade com a comunidade externa que ocorrerá pela participação de assistentes sociais que atuam em diversos espaços socio ocupacionais das instituições pública, privada e não governamental de Apucarana e região. O resultado esperado se consistirá no fortalecimento da tríade supervisão de campo – estagiários – supervisores acadêmicos, prevista na legislação da ABEPSS promovendo a indissociabilidade entre a formação e o exercício profissional.
Participação como membro: Marli Elisa Nascimento Fernandes 

Título do Projeto: “Diagramação: sistematização e divulgação de materiais gráficos digitais na área de Serviço Social e Política Social 

Período de Vigência: 01/08/2024 a 31/07/2026 
Resumo: O Projeto de Extensão intitulado DiagramAção: sistematização e divulgação de materiais gráficos digitais na área de Serviço Social e Política Social tem como objetivo fornecer subsídios teóricos, éticos, políticos e técnicos para os/as assistentes sociais e demais profissionais que atuam diretamente nas políticas sociais, por meio da diagramação e divulgação de materiais gráficos, em formato digital, com conteúdo direcionado aos princípios ético-políticos do Serviço Social. A proposta extensionista está vinculada à disciplina de Oficina de Formação Profissional: Questão Social e Serviço Social, ofertada na primeira série do curso de Serviço Social, cumprindo os parâmetros de curricularização da extensão universitária. As ações de extensão serão realizadas por meio da metodologia de pesquisa-ação, buscando definir os conteúdos a serem sistematizados e diagramados em materiais gráficos digitais, com base nos princípios éticos e políticos do Serviço Social, sendo realizada a divulgação de forma remota, fazendo uso das redes sociais, e presencialmente, em espaços físicos como CRAS, CREAS, Conselhos de Direitos, etc.  
Coordenadora: Profa. Dra. Viviani Yoshinaga Carlos 
Participação como membro: Marli Elisa nascimento Fernandes 

Participação de docentes como colaboradores em projetos externos 

Capacitação para a Supervisão de Estágio em Serviço Social: indissociabilidade entre formação, trabalho profissional e produção de conhecimentos. 

Período de vigência: 10/02/2025 a 14/02/2028
Resumo: A formação de assistentes sociais é balizada pelas Diretrizes Curriculares construídas em 1996 sob a coordenação da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). As referidas Diretrizes apresentam os elementos que estruturam o processo formativo, destacando o estágio supervisionado, envolvendo três sujeitos: os/as discentes, o/a supervisor/a acadêmico/a e o/a supervisor/a de campo. Historicamente o estágio é realizado a partir de três elementos que se interpenetram e são indissociáveis. O primeiro é a inserção de estudantes no campo de estágio, como uma possibilidade de aproximação e vivência da realidade de trabalho de assistentes sociais. O segundo elemento consiste na supervisão de estágio, em uma perspectiva processual, executada pelo/a supervisor/a de campo - assistente social que atua nos espaços sócio ocupacionais, cuja função é supervisionar o/a estudante no decorrer de todo o processo de aproximação do/a estagiário/a no campo ocupacional, e o/a supervisor/a acadêmico/a que exerce uma função de orientador/a, evidenciando os processos de aprendizado inerentes ao estágio supervisionado. O terceiro elemento é a evidência do processo educativo e pedagógico constitutivo do estágio supervisionado, apresentados na elaboração do Plano de Estágio e do Plano de Supervisão.
A supervisão de estágio se configura como uma atribuição privativa do/a assistente social de acordo com a Lei de Regulamentação da Profissão (8662/1993) e precisa ser compreendida enquanto processo sistemático, de natureza pedagógica, de acompanhamento, orientação e avaliação do/a estagiário/a. O exercício da supervisão de estágio em Serviço Social, tanto a de campo como a acadêmica, respeitando suas particularidades, pressupõe uma capacitação teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, desenvolvida em uma perspectiva histórica e contínua, e, politicamente posicionada. Sendo assim, é necessário investir na formação dos/as supervisores/as acadêmicos/as e de campo para qualificação do processo de supervisão, pois deve-se buscar a capacitação necessária para o exercício dessa atribuição privativa.
Assim, o objetivo do presente curso de extensão é capacitar os/as supervisores/as de campo e acadêmicos/as para a apreensão crítica e qualificada do processo de supervisão, garantindo a indissociabilidade entre formação e exercício profissional. A capacitação será organizada em dois módulos: o primeiro com encontros via plataforma digital google meet no período de março a julho de 2025 e o segundo, na modalidade presencial, serão realizados encontros nos espaços físicos das universidades envolvidas para orientar e acompanhar os/as supervisores/as de campo e acadêmicos na construção do plano de trabalho e do plano de supervisão, no período de setembro de 2025 a janeiro de 2026. A avaliação ocorrerá durante todo o processo e contará com instrumentos tais como: folha de frequência, construção de plano de trabalho e de plano de supervisão de estágio.
Participação como membro: Profa. Dra. Luciane F. Zorzetti Maroneze e profa. Dra. Marli Elisa Nascimento Fernandes 

Título do Projeto: Serviço Social e Cidadania no Serviços de Saúde do SUS

Período de Vigência: 07/10/2024 a 07/02/2025 
Resumo: O projeto de extensão intitulado Serviço Social e Cidadania no Serviços de Saúde do SUS está vinculado à disciplina de Planejamento em Serviço Social, ofertada na 3ª série do curso de graduação de Serviço Social da UNESPAR, e cumprindo os parâmetros de curricularização da extensão universitária este projeto tem como objetivo aproximar os estudantes da realidade da população usuária atendida no serviço de saúde de Apucarana e região promovendo ações socioeducativas que possibilitem a pessoas compreenderem como se dá o acesso à informação dos benefícios sociais da política de Previdência Social. Neste sentido os estudantes deverão organizar a ação extensionista a partir da articulação dos conteúdos da disciplina que consiste em planejar, organizar, executar para então avaliar as ações realizadas conforme (Baptista, 2001). Neste sentido responsabilizando-se por todo o processo e ações: As etapas serão: definição das temáticas de benefícios relativos a saúde que serão abordados; construírem um marca pagina com a impressão dos temas; preparação das apresentações, visitação ao serviço para ação socioeducativa apresentando aos pacientes, famílias e ou responsáveis que aguardam atendimento na sala de espera do CISVIR, distribuindo os marca paginas das temáticas abordadas e finalizando deverão fazer a avaliação coletiva das ações executadas. Estima-se a participação de mais de 300 pacientes. Espera-se que tais atividades desenvolvidas possibilitem agregarem os conhecimentos apreendidos e produzidos na Universidade, contribuindo para uma análise critica da realidade do Sistema de Saúde pública.
Coordenadora: Marli Elisa Nascimento Fernandes 

Título do Projeto: Mostra de instrumental em Serviço Social

Período de vigência: 19/06/2024 a 30/10/2024
Resumo: O projeto de Extensão intitulado "Mostra Instrumental em Serviço Social" está vinculado à disciplina de Oficina Profissional: instrumentalidade do Serviço Social, ofertada na segunda série do curso de Serviço Social. Visa cumprir os parâmetros de curricularização da extensão universitária. O projeto pretende estimular o exercício da criatividade no processo de aprendizagem ativa, mediando os conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre os instrumentos e técnicas do exercício profissional com os discentes do curso de Serviço Social e profissionais assistentes sociais, que atuam nos diferentes campos ocupacionais de Apucarana e região. Os responsáveis pela execução do presente projeto serão os/as dissentes do segundo ano do curso de Serviço Social, sob a orientação e supervisão da docente proponente. As ações de extensão serão realizadas por meio da amostra referente aos instrumentais Entrevista Social, Visitas Sociais (domiciliar e institucional) e Parecer Social. Assim, contemplam nas ações extensivas o processo de planejamento, preparação e acompanhamento das equipes de estudantes na elaboração, diagramação e finalização do material que irá compor a mostra, a qual fará parte da programação do evento Semana Acadêmica do Curso de Serviço Social.
Coordenadora: Profª. Drª. Kelen Aparecida da Silva Bernardo