Você está aqui: Página Inicial > Graduação > Serviço Social > Projetos de Pesquisa

Projetos de Pesquisa

por Islan Rick de Oliveira publicado 07/03/2025 16h09, última modificação 31/03/2025 11h14

Título do Projeto: “A Vertente Conservadora e seus impactos para o Serviço Social contemporâneo” 

Período de Vigência: 
Resumo: 
Coordenador: Prof. Ms. Elson Alves de Lima

Título do Projeto: “Maternidade e Universidade: um estudo sobre a Universidade Estadual do Paraná campus Apucarana”. 

Período de Vigência: 01/06/2024 a 01/06/2028
Resumo: O presente projeto tem como objetivo compreender a realidade das estudantes mães inseridas nos cursos de graduação da Universidade Estadual do Paraná campus Apucarana. Este estudo se justifica pelo fato da existência de diversos desafios para estas mulheres conciliarem os estudos com a maternidade, principalmente diante da fragilidade das políticas públicas no campo do cuidado, em geral e das políticas estudantis, em particular. Este cenário gera impactos negativos para o desenvolvimento acadêmico e a permanência destas mulheres nas universidades. A pesquisa tem como campo de análise a Universidade Estadual do Paraná campus Apucarana e como público-alvo as estudantes mães com matrícula ativa e com filhas/os até seis anos de idade, incluindo aquelas em exercício domiciliar. Como instrumento de coleta de dados, será aplicado um questionário online, contendo perguntas abertas e fechadas, para aquelas que se disponibilizarem a participar da investigação. As perguntas abertas serão analisadas com base nos pressupostos da abordagem qualitativa. Com este estudo, buscaremos conhecer de forma aprofundada a realidade das estudantes mães da UNESPAR/Apucarana e os desafios colocados a elas, visando evitar a evasão universitária e incentivar a criação de políticas estudantis voltadas para a promoção da permanência destas mulheres na universidade e da conclusão dos estudos de graduação. Ademais, buscaremos contribuir para os estudos sobre as relações de gênero e sua interseccionalidade com classe e raça/etnia na área do Serviço Social.
Coordenadora: Profª. Drª. Kamila Cristina da Silva Teixeira

Título do Projeto: “Condições e relações de trabalho no setor público: tendências e desafios”. 

Período de Vigência: 17/04/2024 a 17/04/2028
Resumo: O presente projeto de pesquisa tem como escopo analisar as transformações das condições e relações de trabalho no âmbito do setor público. Para tanto, busca identificar as tendências emergentes e os desafios enfrentados, especialmente sobre as dimensões quantitativas e qualitativas do trabalho no setor público. No que tange aos aspectos metodológicos, trata-se de pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, com pesquisa documental e bibliográfica a partir de fontes oficiais em bases de dados. Espera-se, além da produção de análises sobre as mudanças no papel do Estado como empregador, também corroborar para a produção de conhecimento sobre as especificidades das transformações nas condições e relações de trabalho no setor público e suas implicações nas políticas sociais oferecidas pelo Estado.
Coordenadora: Profª. Drª. Kelen Aparecida da Silva Bernardo

Título do Projeto: Ecofeminismo: conectando mulheres e sustentabilidade socioambiental 

Período de vigência: 01/11/2022 a 01/11/2024
Resumo: A proposta investigativa procura conhecer a tendência do ecofeminimo, enquanto um movimento feminista que busca desenvolver uma outra estrutura relacional de gênero entre os sexos, com igualdade e oportunidades às mulheres, associado a defesa e preservação do meio ambiente. Inúmeras são as definições e ações do ecofeminismo, algumas mais radicais e outras mais flexíveis, aliando o movimento feminista ao movimento ecológico, articulando ações por direitos iguais entre homens e mulheres e, ações em prol da sustentabilidade e da defesa do ecossistema. A investigação, de ordem qualitativa, terá como suporte a pesquisa bibliográfica, nas áreas da História e Sociologia, através de documentos impressos e digitalizados, além de outras fontes que se fizerem necessárias. Intenciono que a produção de conhecimentos possibilite ampliar meus estudos sobre o tema, bem como, subsidiar outras atividades que envolvam a graduação e a extensão no espaço acadêmico.
Coordenadora: Profª. Drª. Latif Antônia Cassab

Título: “A Dimensão Investigativa na Formação Profissional de Assistentes Sociais: a lógica curricular em questão” 

Período de Vigência: 15/06/2022 a 15/06/2026
Resumo: A presente proposta tem como objetivo dar continuidade a pesquisa desenvolvida no doutorado, com o aprofundamento de questões complementares relacionadas a temática da dimensão investigativa na formação profissional em Serviço Social. Trata-se de questões que foram aplicadas na pesquisa de campo, porém, não foram totalmente discutidas e exploradas, considerando que naquele momento buscávamos responder às particularidades dos objetivos delimitados na tese.
Durante a pesquisa nos dedicamos a analisar a dimensão investigativa na formação profissional a partir de sua inscrição nos Cursos de Graduação em Serviço Social nas Universidades estaduais do Paraná, abrangendo os oito cursos públicos de Serviço Social ofertados pelas seis Universidades Estaduais do Paraná: Universidade Estadual de Londrina – UEL; Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG; Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE/Campus Toledo e Campus Francisco Beltrão;
Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR/Campus Apucarana e Campus Paranavaí; Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO; e Universidade Estadual de Maringá – UEM.
Como um dos objetivos específicos propusemos desvelar a transversalidade da investigação a partir da apreensão que os docentes fazem a respeito da lógica curricular, ressaltando a materialidade e desafios nos cursos de graduação. Isso porque entendemos que o modo como os docentes se apropriam da lógica das Diretrizes Curriculares de 1996 tem a ver, em certa medida, com o modo pelo qual eles interpretam o lugar que a dimensão investigativa ocupa na formação profissional.
Percorrendo esse interesse, a análise das entrevistas apontou que há, na particularidade dos cursos, uma fragilidade na apropriação do método crítico-dialético para interpretar a lógica das diretrizes curriculares, e essas fragilidades estão relacionadas tanto às questões objetivas de trabalho, claramente constatadas nas entrevistas, quanto ao compromisso individual e coletivo assumido ou não pelos docentes.
Ao nos debruçarmos na análise das questões formuladas no questionário (primeira fase da pesquisa) e no roteiro para orientar a entrevista grupal (segunda fase), algumas questões não foram analisadas na sua inteireza. São questões que tangenciam e complementam o entendimento que os docentes apresentam a respeito da lógica curricular. Assim, o objetivo da proposta deste projeto é retomar estas questões. Analisar por exemplo, a concepção que os docentes apresentam a respeito da “questão social”, a relação entre ensino, pesquisa e extensão, a discussão sobre o processo pedagógico nos cursos, entre outras questões formuladas no desenvolvimento da pesquisa de campo.
Palavras-chave: Formação Profissional; Diretrizes Curriculares da ABEPSS/1996, Dimensão Investigativa
Coordenadora: Profª. Drª. Luciane F. Zorzetti Maroneze

Título: "Classes e grupos subalternos em Antônio Gramsci na produção científica do Serviço Social: usos e apropriações” 

Período de Vigência: 12/03/2025 a 12/03/2027
Resumo: O presente projeto de pesquisa estabelece como tema “classes subalternas e intelectuais no pensamento de Antonio Gramsci” e como objetivo identificar a relação entre a temática das classes subalternas e dos intelectuais no pensamento de Antonio Gramsci a partir dos Cadernos do Cárcere. A proposta consiste em uma continuidade de pesquisas e estudos já desenvolvidos anteriormente, especialmente aqueles despendidos no processo de doutoramento. Visto que o objeto de que se ocupou a presente pesquisadora durante a elaboração da tese consistiu na busca dos conceitos de classes e grupos subalternos em Gramsci a partir dos Cadernos do Cárcere, propõe-se, agora, a investigar a relação entre estes conceitos e a categoria de “intelectual” no pensamento gramsciano. Isso porque o prisioneiro do fascismo desenvolve estes conceitos (classes subalternas e intelectuais) nos chamados Cadernos monográficos ou temáticos, numerados de 25 e 12, respectivamente. Ao apanhar especialmente estes Cadernos, valorizando a fonte viva do pensamento gramsciano e o recurso direto as obras originais, problematiza-se: é possível estabelecer uma relação entre os Cadernos 12 e 25? Como as categorias de “classes subalternas” e “intelectuais” se relacionam no pensamento de Gramsci? O estudo do conceito de “intelectual” em Gramsci auxilia a complementar, justificar e explicar a reflexão sobre a subalternidade? Como pensar a função desempenhada pelos intelectuais em Gramsci e seu papel na construção de uma nova hegemonia na perspectiva das classes subalternas?
Coordenadora: Profª. Drª. Mirele Hashimoto Siqueira

Título: “A Dimensão Política dos Conselhos Municipais e o se Protagonismo na Gestão das Políticas Públicas: limites e possibilidades” 

Período de Vigência: 01/07/2024 a 01/07/2026
Resumo: No Brasil, historicamente, a gestão da coisa pública se deu de forma autoritária, dificultando o acesso dos mais diversos atores sociais aos espaços de decisões políticas. Neste aspecto, na década de 1980 embalados na luta pelo fim da ditadura militar, diversos movimentos sociais passaram a exigir uma nova relação entre Estado e sociedade. Buscava-se permitir que as classes populares pudessem ocupar os diferentes espaços públicos a fim de influenciar a condução das políticas públicas. Tal processo culminou com a promulgação da Constituição Federal de 1988 que instituiu mecanismos de participação e de controle social com vista a possibilitar uma relação mais horizontal entre Estado e sociedade. Trata-se da instituição na legislação brasileira dos Conselhos Gestores e de Direios, importantes espaços públicos a serem ocupados por diferentes atores sociais na persperctiva de consolidar um modelo de gestão mais democrático para as políticas públicas. A partir disso, o que se propõe é a ampliação da esfera pública, sendo esta considerada o lócus capaz de permitir a disputa de projetos e de ideias na perspectiva de se construir propostas coletivas. Com isso, abre-se um campo de possibilidades, embora permeado de limites, para modificar de maneira significativa a gestão das políticas públicas. Dessa forma, na esfera municipal, os Conselhos Municipais são instrumentos que podem contribuir para melhorar a gestão das políticas públicas, contestando e enfrentando as práticas autoritárias que ainda marcam profundamente a condução da coisa pública. Nesta perspectiva, este estudo tem o objetivo de compreender o papel desempenhado pelos Conselhos Municipais no processo de gestão das políticas públicas no município de Apucarana - PR.
Coordenador: Prof. Dr. Valdir Anhucci

Título: “Estado, direitos humanos e socioeducação: interfaces com a criminalização da pobreza no atual estágio do capitalismo”. 

Período de Vigência: 21/02/2022 a 21/02/2026
Resumo: Buscando aprofundar a discussão sobre os direitos humanos e a socioeducação, esta proposta de pesquisa busca um recorte orientado pela compreensão dos limites da emancipação política no atual estágio do capitalismo, sobre o qual se evidencia o recrudescimento do braço penal do Estado. Assim, tem como objeto de estudo a interlocução entre Estado, direitos humanos e socioeducação no atual cenário de criminalização da pobreza, recorrendo à pesquisa bibliográfica e documental, com uma abordagem teórico-crítica, de tradição marxista. Estima-se que os resultados deste estudo possam contribuir para expor um panorama geral sobre a socioeducação no Brasil sob a ótica dos direitos humanos no contexto em que o Estado intensifica as ações de cunho penal, fornecendo subsídios teóricos e empíricos para acadêmicos e profissionais envolvidos com a temática.
Coordenadora: Profª. Drª. Viviani Yoshinaga Carlos