Você está aqui: Página Inicial > Notícias Apucarana > CEDH da Unespar Apucarana inicia atividades com nova equipe e propõe agenda para o segundo semestre de 2025

CEDH da Unespar Apucarana inicia atividades com nova equipe e propõe agenda para o segundo semestre de 2025

Geral

Encontro contou com a participação de representantes dos núcleos e comissões vinculadas ao Centro de Educação em Direitos Humanos
publicado: 08/07/2025 09h24 última modificação: 08/07/2025 09h24
Colaboradores: Maria Inez Barboza Marques
Confira!

Confira!

No dia 7 de julho de 2025, foi realizada a primeira reunião do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Apucarana, por meio da plataforma Google Meet. Participaram representantes do CEDH/Acolhe, da Comissão Universidade para os Indígenas (CUIA) e dos núcleos NERG (Núcleo de Educação para Relações de Gênero), NERA (Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais) e NESPI (Núcleo de Educação Especial Inclusiva).

O encontro marcou o início das atividades do CEDH neste segundo semestre e teve como pauta principal o planejamento conjunto de ações voltadas à promoção dos direitos humanos, da diversidade e da inclusão no ambiente universitário.

Entre os encaminhamentos, destaca-se a participação do CEDH na Mostra de Profissões da Unespar Apucarana, que acontecerá nos dias 27 e 28 de agosto, além da articulação de uma agenda local para a campanha internacional 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, promovida pela ONU/Mulheres entre 20 de novembro e 10 de dezembro.

Também foram debatidas estratégias de integração com o Coletivo de Mulheres da Unespar Apucarana, coordenado pela professora Claudia Pontara, com o objetivo de potencializar a participação de docentes, agentes e estudantes nas ações do CEDH.

Outros pontos discutidos incluíram a criação de um perfil institucional no Instagram, uma campanha de divulgação interna, a possibilidade de integrar um(a) estagiário(a) à equipe do CEDH e a necessidade de ampliação dos espaços físicos para o desenvolvimento das atividades dos núcleos.