Curso de Letras Inglês do Campus de Apucarana encerra projeto literário com Colégio de Marilândia do Sul
Geral, Extensão
O projeto teve como objetivo principal promover a leitura literária entre estudantes da Educação Básica do Colégio Estadual “Padre Ângelo Casagrande”, em Marilândia do Sul (PR), utilizando a literatura como instrumento de formação cidadã e diálogo intercultural. A iniciativa buscou superar abordagens mecânicas e descontextualizadas, valorizando a leitura como espaço de reflexão crítica, empatia e reconhecimento da diversidade, de modo a incentivar a formação de leitores-fruidores, conforme preconizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Por meio de uma oficina/roda de leitura e mediação realizada no dia 29 de outubro de 2025, pelo professor pesquisador Rogério Lobo Sáber (do curso de Letras Inglês da UNESPAR – Campus de Apucarana), pelo professor regente do CEPAC e pela extensionista Maria Eloíse Durigão (aluna do 2.º ano do curso de Letras Inglês), o projeto incentivou o contato com narrativas pertencentes à literatura estadunidense que abordam temas como direitos humanos, justiça social e identidade, fortalecendo a formação ética e intercultural dos jovens.
Textos de autores como William Faulkner e Flannery O’Connor foram selecionados para o trabalho, assegurando o viés intercultural da proposta. Também foram incorporadas obras de autores brasileiros, como Ana Maria Machado, ampliando a discussão sobre os potenciais da literatura e da criação literária. A oficina marcou a finalização do projeto literário desenvolvido ao longo dos últimos meses. A cerimônia contou com a presença do diretor Rogério Ferreira Júnior, do vice-prefeito Ivonei Gomes da Silva e da secretária municipal de Educação de Marilândia do Sul, Ionice Aparecida Pereira.
Um dos pontos fortes do projeto consistiu na integração entre universidade e sociedade, concretizada por meio da atuação de uma estudante universitária como monitora e mediadora cultural, a partir de demanda apresentada pelo próprio colégio. Essa colaboração não apenas enriqueceu a formação da aluna extensionista, proporcionando experiência prática e engajamento social, mas também fortaleceu o vínculo entre a universidade pública e a escola, promovendo o intercâmbio de saberes. Dessa forma, a iniciativa reforçou o papel da universidade como agente transformador, contribuindo para a democratização do acesso à literatura e para a valorização da educação pública.
Além disso, o projeto destacou-se por sua metodologia participativa e interdisciplinar, que priorizou a continuidade das ações a partir do feedback e do engajamento dos participantes.
“Ao articular literatura, cidadania e interculturalidade, a proposta não só ampliou o repertório cultural e crítico dos estudantes, mas também gerou conhecimento aplicado sobre mediação de leitura e formação leitora em contextos educacionais”, afirmou o coordenador da proposta, professor Rogério Lobo Sáber. Dessa forma, o projeto “Leitores em Movimento” evidenciou o potencial da literatura como instrumento de transformação social, contribuindo para a formação de leitores mais conscientes e participativos em suas comunidades. O êxito da iniciativa abre espaço para que outras ações semelhantes sejam desenvolvidas em prol das instituições de educação básica do Paraná.
