Você está aqui: Página Inicial > Notícias Apucarana > Unespar promove na quinta-feira 20/11 a 2ª edição do Sarau Virtual "Viva Palmares" para celebrar o Dia da Consciência Negra

Unespar promove na quinta-feira 20/11 a 2ª edição do Sarau Virtual "Viva Palmares" para celebrar o Dia da Consciência Negra

Geral, Extensão

por publicado: 17/11/2025 16h18 última modificação: 17/11/2025 16h18
Colaboradores: Vinicius Roberto Crispim

A Diretoria de Cultura/PROEC da Unespar tem o prazer de convidar toda a comunidade acadêmica e o público em geral para a 2ª edição do Sarau Virtual “Viva Palmares”, que será realizada no dia 20 de novembro de 2025, às 17h, com transmissão ao vivo pelo canal da Proec no YouTube. O Sarau acontece em parceria com o Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais (NERA) e a Diretoria de Direitos Humanos/PROPEDH. Este evento se insere nas comemorações do Dia da Consciência Negra, data de grande relevância para a cultura brasileira, marcada pela morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra contra a escravidão.

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Concebido em 1971, foi formalizado nacionalmente em 2003 como uma efeméride no calendário escolar, até ser instituído como data comemorativa em 2011. Foi oficializado feriado nacional em 21 de dezembro de 2023.

A edição “Viva Palmares” do Sarau Virtual tem como objetivo celebrar a vida da comunidade negra, sem a qual é impossível pensar a cultura e a história do Brasil. Dar visibilidade a esse vasto patrimônio artístico e cultural, além de promover um espaço de resistência e afirmação das identidades pretas e pardas, apresenta-se como um dos principais propósitos desta instituição.

Com curadoria das(os) artistas e educadoras(os) Annie Carvalho, Ariane Souza, Danilo Ventania Silveira e Júnior Tomaz de Souza, o evento reunirá um elenco de apresentações artísticas que contempla uma diversidade de linguagens e manifestações culturais. A condução e apresentação ficará a cargo do bailarino, arte-educador e pesquisador Elber Tavares, figura importante da cena cultural curitibana, reconhecida por sua atuação nas artes e na educação.

O Sarau Virtual “Viva Palmares” também marca a continuidade do Sarau Virtual Unespar, iniciado em 2020, no contexto da pandemia, como uma forma de manter a comunidade acadêmica conectada, mas que, desde então, consolidou-se como um importante espaço de troca cultural e promoção da diversidade. Em 2024, com o tema “MULHERES NA CULTURA”, o Sarau Virtual passou a integrar o programa Cultura em Ações Afirmativas, uma iniciativa da Diretoria de Cultura que visa fortalecer as ações afirmativas para a promoção da equidade racial e de gênero na universidade.


SERVIÇO

Evento: Sarau Virtual "Viva Palmares"
Data: 20 de novembro de 2025
Horário: 17h
Transmissão: https://www.youtube.com/live/62IJnMS1CbQ
Para mais informações sobre a programação completa, acesse o perfil da Diretoria de Cultura no Instagram.


CURADORIA 2025

  • Annie Carvalho

  • Ariane Souza

  • Danilo Ventania Silveira

  • Júnior Tomaz de Souza


ELBER TAVARES

Pós-graduando em Gestão Cultural pela PUC-Rio e em Coreografia pela CESUFI, é bacharel e licenciado em Dança pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/FAP). Atua como artista-docente, desenvolvendo e articulando projetos nas áreas da cultura e da educação. É professor do Quadro Próprio de Magistério da SEED-PR e exerce a função de professor-supervisor no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Na área artística, atua como produtor cultural, coreógrafo e bailarino, além de ser fundador do Grupo Veto, companhia de dança contemporânea.


TRABALHOS ARTÍSTICOS PARTICIPANTES DO 2º SARAU VIRTUAL “VIVA PALMARES”

  • Leitura bilíngue (inglês/português) do poema "Minha culpa", de Maya Angelou.
    Propositora: Carolina Filipaki de Carvalho (Docente – Paranavaí).
    Ficha técnica: Carolina Filipaki – apresentação; Eleandro de Carvalho – gravação.

  • Camerata Ludovicense de Violões.
    Propositor: José Roberto Froes da Costa (Estudante egresso – Curitiba I).
    Performance (em violão) das obras Ponteio (agalopado) e Catira (bati sola), de Celso Machado.

  • Stand Up – Canção Stand Up, de Cynthia Erivo (2019).
    Propositora: Izabela Fernanda Rodrigues Oliveira Belo Evangelista (Estudante – Paranavaí).
    A canção é um hino de esperança, superação e resistência, inspirado na vida de Harriet Tubman, destacando sua coragem, perseverança e liderança na luta pela liberdade.

  • Negras colagens.
    Propositora: Maria Eduarda Dutra Castanho (Estudante – Curitiba I).
    Série de colagens que abordam cultura, identidade e outras questões pertinentes à negritude brasileira.

  • Cântico Negro – José Régio.
    Propositora: Janaína de Assis da Silva (Estudante – Paranavaí).
    Declamação do poema Cântico Negro, de José Régio, pela declamadora Jana Assis.

  • Dia 1 – nome completo – Luiza Romão (1992).
    Propositora: Izabela Fernanda Rodrigues Oliveira Belo Evangelista (Estudante – Paranavaí).
    Trata-se de um poema incluído no livro As 29 poetas hoje, que descreve, de forma nua e crua, a maneira como o Brasil foi forjado pelo estupro, dor e sangue dos povos que por aqui passaram. Menciona, em suas duras linhas, a cronologia em que a elite, por meio do golpe de 64, passou a ditar as regras do país — regras que perduram até os dias atuais, em que vemos homens ainda decidindo sobre os corpos e as escrevivências de um povo.

  • Marinheiro Só.
    Propositora: Raquel Gonçalves Pereira (Estudante – Curitiba I).
    Grupo liderado pela artista Lady Quel (Raquel) apresenta versão da canção popular Marinheiro Só, com viola caipira, zabumba, triângulo e piano.
    Ficha técnica: Viola caipira – Rudson Souza Silva; Piano – Larissa Mayara Ferreira da Silva; Voz – Raquel Gonçalves Pereira; Triângulo – Edson Carlos Gomes Inácio; Zabumba – Arthur Henrique Pedro.

  • Solta esse Kunt para mim – Aprofundamento do estado corporal do Vogue Femme.
    Propositora: Kailane Cristina Bertoni Lopes (Egressa – Curitiba II).
    Esta performance apresenta outras formas de mover a partir da improvisação em Vogue Femme, que não se limitam aos seus elementos, mas partem deles, compreendendo a necessidade do estado corporal de Kunt para esse aprofundamento — estado definido como a energia que transborda do corpo e transforma os movimentos, criando novas formas de expressão. O trabalho é um fragmento de uma pesquisa de TCC.

  • Falatórios Insurgentes.
    Propositora: Annie Cristina Sena de Carvalho (Estudante – Curitiba II).
    “Vídeo-Arte do Processo de Criação em Colagem Artística” é uma videoarte documental que revela o percurso sensível e intuitivo do fazer artístico, partindo de gestos, fragmentos e sobreposições. Explora a colagem como linguagem de memória, corpo e território, homenageando a poeta Stella do Patrocínio, cuja voz atravessa o vídeo como presença ancestral e força poética.

  • Interpretação da música Ponto de Nanã (Roque Ferreira).
    Propositora: Ariane Cristina Ferreira de Souza (NegrAri Souza) – (Mestranda – Curitiba II).
    Inclui breve fala sobre Novembro Negro e canto.