Você está aqui: Página Inicial > Notícias Apucarana > Cursos de Letras da Unespar Apucarana realizarão congresso internacional sobre humanidades e educação contemporânea

Cursos de Letras da Unespar Apucarana realizarão congresso internacional sobre humanidades e educação contemporânea

Geral, Pesquisa

por publicado: 29/04/2024 10h26 última modificação: 29/04/2024 15h08

Cursos de Letras da Unespar Apucarana realizarão congresso internacional sobre humanidades e educação contemporânea Unespar Apucarana sediará, entre os dias 1.º e 5 de julho de 2024, o congresso internacional “Humanidades e educação contemporânea: desafios e perspectivas”, organizado pelos cursos de Letras Inglês, Espanhol e Português da Unespar Apucarana, em parceria com instituições nacionais e internacionais.

O evento interdisciplinar proposto, financiado pela SETI Governo do Estado do Paraná e pela Fundação Araucária, visa a instituir-se como espaço dialógico para discussões que gravitem em torno dos desafios enfrentados e das perspectivas vislumbradas para a promoção e consolidação das Humanidades em nosso cenário contemporâneo. Trata-se de proposta de evento científico interdisciplinar estruturada em três eixos centrais, sendo eles: 1) conferências de especialistas convidados (internacionais e nacionais); 2) sessão de comunicações (com abertura à ampla participação de comunidades acadêmicas interna e externa); e 3) publicação de compilação científica com os trabalhos apresentados e aprovados pela Comissão Científica (conferências ministradas e resumos expandidos).

“O evento deseja contribuir com a promoção da cidadania global ao conceber o espaço universitário como cenário propício a intervenções que (re)pensem a cultura contemporânea e que concorram para a promoção de uma cultura de paz e de não violência. Toda contribuição para uma educação de qualidade, promotora da diversidade cultural, dos direitos humanos e defensora das múltiplas manifestações culturais implica, necessariamente, a constante salvaguarda do espaço conquistado pelas Humanidades, que, infelizmente, têm enfrentado árduos desafios no cenário global contemporâneo”, ressalta o coordenador do evento, professor Rogério Sáber, do curso de Letras Inglês.

Conferências previstas:

  • “O método fenomenológico na pesquisa em Humanidades”, Prof. Adriano Geraldo da Silva (Faculdade Católica de Pouso Alegre)
  • “ A formação literária de futuros docentes de línguas estrangeiras: uma revisão na América Latina”, Profa. Ayda Elizabeth Blanco Estupiñán (Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia)
  • “The implications of designing materials for EFL courses”, Profs. Bertha Holguín e Jahir Aguirre (Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia)
  • “Novos paradigmas interpretativos: leitura, literatura e ensino”, Prof. Thiago Barbosa Soares (Universidade Federal do Tocantins)
  • “Narrativas musicais como construção discursiva de identidades sociais e formação humana”, Profa. Leila Tourinho (Universidade de Coimbra)
  • “Raising awareness of world Englishes in language teacher preparation”, Prof. Diego Villegas (Universidad Surcolombiana)
  • “Social justice in English teaching and English teacher preparation: experiences and insights from and for the Global South”, Prof. Jhon Eduardo Mosquera (Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia)


Chamada para Comunicações:

Inscrições: 29/04/2024 a 25/05/2024 — formulário: https://forms.gle/AafmvJJcdq27fNm18

Envio das cartas de aceite e das instruções para a publicação final: até 10/06/2024

Comunicações: dias 03 e 04/07/2024 (ambiente virtual)

Prazo para submissão dos textos para publicação: 10/07/2024

Modalidades de publicação:
a) Resumo expandido: 3-5 páginas (sem referências)
b) Capítulo completo: 8-12 páginas (sem referências)

Público-alvo: Graduandos (Unespar e comunidade externa), orientadores/pesquisadores (Unespar e comunidade externa), professores (Educação Básica) e interessados da comunidade externa — área de interesse: Humanidades.

Linhas de pesquisa: Estudos culturais/estudos sociais, linguística/literatura/arte, antropologia/filosofia, humanidades digitais, educação e ensino, desafios contemporâneos e questões éticas, tendências futuras e perspectivas.