Você está aqui: Página Inicial > Notícias Apucarana > Governança do Conecta Apucarana em reunião ordinária no último dia 24 de Abril define ações para os próximos meses

por publicado: 25/04/2024 09h15 última modificação: 25/04/2024 14h46
Os representantes das entidades que compõem a Governança do Projeto Conecta Apucarana se reuniram no último dia 24 de abril na Casa da Indústria de Apucarana. O SIVALE foi a entidade anfitriã nesta reunião.

O Projeto Conecta Apucarana tem por objetivo estruturar e acelerar ações voltadas para o empreendedorismo de inovação na região, promovendo um ambiente de inovações, propício ao empreendedorismo de alto impacto. Nesse movimento, o ecossistema de inovação de Apucarana vai tomando corpo e fortalecendo toda a região do Vale do Ivaí.

A Unespar Apucarana esteve representada na reunião pelo seu Vice-Diretor, Professor Leonardo Fávero Sartori e o Professor Pedro Alexandre Gomes. No uso da palavra, o Professor Leonardo Fávero Sartori explicou os resultados do encontro: "A Governança do Conecta hoje é formada por 17 entidades que discutem e promovem diversas ações. Entre elas pudemos alinhar as ações como o Pojeto Conectadinhos, que fará aplicação de metodologia junto a 34 escolas municipais em Apucarana, numa parceria com a AME (Autarquia Municipal da Educação). Teremos o Projeto Conexão Jovem em 10 colégios estaduais de Apucarana ao longo desse ano de 2024. O Evento Você Conectado ao Futuro, maior evento de inovação que vem sendo promovido pelo conecta desde de 2018, terá novidades esta ano, com programações descentralizadas em várias das entidades que participam da governança. Na Unespar, teremos 2 momentos que serão realizados no Campus, com programação para turmas do Diurno e do Noturno. Teremos no Campus de Apucarana da Unespar uma edição do Conexão Apucarana para nossos alunos, uma grande oportunidade de desenvolver idéias que podem se tornar negócios".

Além das ações apresentadas pelo Prof. Leonardo Sartori a governança debateu ações para Consolidar o desenvolvimento da Política Pública Municipal da Inovação em Apucarana, a partir de uma agenda que será apresentada ao Conselho Muncipal da Inovação, criado pela Lei Municipal 119/2018.

"No campus de Apucarana da Unespar temos o Projeto de Extensão Núcleo de Empreendedorismo Inovador (NEMPI) que atua na cidade de Apucarana e Vale do Ivaí desde 2018. Os docentes e discentes do NEMPI participam de vários Conselhos e Governanças locais e regionais que tratam do empreendedorismo, inovação, desenvolvimento econômico, social e urbano", acrescenta o Professor Leonardo.

O NEMPI também coordena as atividades do escritório da AGITEC Unespar Apucarana, Agência de Inovação Tecnológica da Unespar, que trabalha com os pilares da Propriedade Intelectual, Parques Tecnológicos e Transferências de Tecnologias.

A Unespar Apucarana integra a governança do Conecta desde sua criação pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA) em 2018, participando ativamente de todas as suas ações.