II Semana Internacional de Integração - IMES/UNESPAR
Geral, Extensão
Nos dias 18, 19 e 20 de setembro, a Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – campus de Apucarana recebeu 44 estudantes e docentes do Instituto Misionero de Estudios Superiores (IMES), da Argentina, promovendo um intercâmbio acadêmico e cultural. O evento marcou um novo e importante capítulo na cooperação entre as duas instituições.
Iniciada de forma virtual em 2023, a parceria foi fortalecida neste ano com a acolhida calorosa da delegação argentina no Brasil. A ação demonstra o sólido compromisso da UNESPAR com a internacionalização acadêmica e representa uma retribuição à hospitalidade argentina em 2024, quando estudantes e professores da universidade foram recebidos em Posadas.
O encontro evidenciou a relevância da cooperação ativa, envolvendo não apenas docentes e discentes, mas também a comunidade externa. A programação promoveu um ambiente dinâmico para o aprendizado e a troca de conhecimentos em áreas fundamentais, como Espanhol, Português, Inglês e Libras. A realização dessa valiosa experiência foi viabilizada por meio do convênio estabelecido entre a UNESPAR e o IMES, sob a coordenação das professoras Silvana Malavasi Huszcz e Silvana Regina Militz, em colaboração com o Escritório de Relações Internacionais (ERI).
As 15 oficinas bilaterais foram o destaque do evento, incentivando o aprendizado recíproco e fortalecendo o interesse no estudo de línguas estrangeiras. Mais do que um simples intercâmbio linguístico, a iniciativa fomentou uma integração sólida entre ensino, pesquisa e extensão, alinhando-se aos princípios de responsabilidade social da UNESPAR.
Os resultados superaram as expectativas, evidenciando a importância das atividades de extensão na liderança da internacionalização do saber. O intercâmbio enriqueceu os processos de ensino-aprendizagem e contribuiu para a consolidação de uma universidade reconhecida por seu compromisso social e pela disposição em estabelecer conexões de conhecimento com o mundo.