Você está aqui: Página Inicial > Notícias Apucarana > Professores e acadêmicos da Unespar participam das ações de extensão da Operação Rondon Paraná 2023

Geral, Extensão

por publicado: 10/10/2023 15h40 última modificação: 10/10/2023 15h40

No dia 10 de outubro, discentes e docentes da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, embarcaram em uma viagem para realizar ações de extensão universitária da Operação Rondon Paraná 2023. Ao todo são cerca de 23 pessoas, sendo que deste total, 13 integrantes são aqui do campus de Apucarana. O projeto está previsto para acontecer entre os dias 11 a 22 de outubro, e a equipe da Unespar atuará nas cidades de Cerro Azul e Morretes no Paraná.

O Projeto Rondon foi elaborado pelo Governo Federal com coordenação do Ministério da Defesa e acontece em todo o Brasil. A Secretaria de Estado e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) desenvolveu a Operação Rondon Paraná, constituindo a versão paranaense do projeto, que busca promover a formação cidadã dos estudantes universitários, salientar a  responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável, favorecendo a inclusão social e a redução de desigualdades regionais, através das ações de extensão universitária.

A operação será realizada sob a Coordenação Técnico-Científica do Prof. Rui Gonçalves Marques Elias, da UENP, em conjunto com as sete universidades do estado, Universidade Estadual de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (UNIOESTE), do Centro-Oeste (UNICENTRO), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (UNESPAR. De cada uma das instituições foram selecionados professores e alunos, de diversas áreas do conhecimento, para participarem das ações, que nesta edição, acontecerão nas cidades de Antonina, Cerro Azul, Doutor Ulisses, Guaratuba, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná e Rio Branco do Sul.

O projeto tem por objetivo contribuir para a promoção do bem-estar da população paranaense, melhorando a qualidade de vida das pessoas, com foco nas regiões que possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), por meio de atividades de cultura, direitos humanos, educação, inclusão social, meio ambiente, saúde, tecnologia, e alguns outros temas. E tem se tornado uma importante ferramenta para promover o desenvolvimento sustentável e a qualificação das populações atendidas, com o objetivo de alavancar políticas públicas dos governos federal, estadual e municipal.

Será realizada em Curitiba, no campus da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), a tradicional Cerimônia do Chapéu, evento que assinala o início das atividades de campo dos rondonistas. No total, 150 estudantes de diversos cursos de graduação e 30 professores das sete universidades estaduais foram selecionados para participar da operação.

Entre as atividades que serão executadas durante o período da operação estão palestras, oficinas, rodas de conversa e campanhas de conscientização para pessoas de todas as faixas etárias. Todas as atividades foram elaboradas através de visita precursora realizada por um grupo de professores, no meio deste ano.

Entre os dias 31 de maio e 2 de junho, uma equipe formada por 23 professores das sete universidades estaduais do Paraná realizaram viagens precursoras nas oito cidades da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral, a fim de coletar informações, identificar as principais necessidades da comunidade local e estabelecer o apoio logístico que será necessário aos participantes do projeto. A partir das informações coletadas, os professores puderam verificar as áreas de maior carência das regiões e propor medidas eficazes para beneficiar os moradores, medidas que serão colocadas em prática durante a operação.

Em Cerro Azul serão realizadas palestras e oficinas que versarão sobre temas relacionados aos direitos das minorias, combate ao preconceito e bullying destinadas a estudantes do ensino médio da rede pública. No município de Morretes haverá palestras sobre o combate à violência infanto-juvenil para os agentes públicos das áreas de assistência social, segurança pública, saúde e educação, entre outras atividades.

As ações extensionistas previstas na Operação Rondon Paraná 2023, proporcionarão aos estudantes a conscientização de que a IES está alinhada aos princípios de ensino, pesquisa e extensão, que são essenciais para a formação profissional e seu efetivo contato com a sociedade. O projeto, ainda, favorece o trabalho voluntário de professores, agentes e estudantes universitários, promovendo a interação entre acadêmicos e população para que conheçam de perto a realidade paranaense e sintam os anseios e dificuldades da comunidade.

Os acadêmicos estão entusiasmados com o projeto e esperam contribuir com as comunidades locais colocando em prática o que aprendem em sala de aula. “Espero ganhar experiência ministrando aulas, ajudar os alunos a entender o que iremos ensinar e melhorar ainda mais a imagem da UNESPAR” disse Arthur Tomé Andrade da Silva, aluno do curso  Ciências da Computação e estagiário de Campus de Apucarana (Setor de TI).

“Desejo disseminar um pouco do conhecimento que adquiri na universidade e fora dela”, conta Fabrício Pereira Diniz, também aluno de Ciências da Computação, além disso, mencionou que espera também conhecer bastante gente nova e trocar conhecimentos com pessoas da região, identificando no projeto uma ótima oportunidade para fazer networking.