Você está aqui: Página Inicial > Notícias Apucarana > Unespar Campus de Apucarana Sedia Etapa Regional da Conferência Nacional de Educação - CONAE

por publicado: 17/11/2023 13h48 última modificação: 17/11/2023 13h48

A Unespar Campus de Apucarana sediou na última terça-feira (14/11) a etapa regional da Conferência Nacional de Educação (CONAE 2024). O evento foi realizado em parceria entre o APP-Sindicato, o Núcleo Regional de Educação e a Autarquia Municipal de Educação.

Esta edição teve como tema a elaboração do “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável.” promovendo discussões e a elaboração de diretrizes para o Plano Nacional de Educação (PNE) que será executado nos próximos dez anos.

O evento foi realizado em dois dias, 13 e 14 de novembro, na noite de segunda-feira aconteceu a mesa de abertura, de forma virtual, com uma aula magna do professor Antonio Carlos Aleixo, da Unespar de Campo Mourão, ex reitor da Universidade, a respeito do tema da conferência. A transmissão foi feita através do canal do evento no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCf06KHtxXO2mudiMeK9EJlA

Já no segundo dia, o evento foi realizado presencialmente no Auditório Gralha Azul da Unespar, reunindo centenas de professores, representantes e autoridades locais dos municípios componentes do Núcleo Regional de Educação de Apucarana, sendo eles: Apucarana, Arapongas, Bom Sucesso, Borrazópolis, Califórnia, Cambira, Cruzmaltina, Faxinal, Jandaia do Sul, Kaloré, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Novo Itacolomi, Rio Bom e Sabáudia.

Durante o evento foram apresentados os sete eixos temáticos essenciais do documento de referência do Plano, e dividido em grupos para discussão de cada um dos eixos, sendo feita a leitura do texto, correções e sugestões de modificações nas normas. As discussões foram enriquecidas com a diversidade de pontos de vistas e experiências vivenciadas por cada profissional participante, e contribuíram para a elaboração de relevantes propostas para a educação, que serão apresentadas durante a realização da etapa estadual da conferência.

Esses eixos buscam agregar as diretrizes, estratégias, proposições e ações necessárias à formulação de uma política nacional de educação e remete às lutas, movimentos e conquistas históricas da sociedade e governos que endossam a visão democrática e republicana da educação para o país.

Ainda durante o evento foram eleitos os delegados e delegadas que irão representar o Núcleo Regional na etapa estadual, que é a próxima fase da conferência e está prevista para acontecer nos dias 27 e 28 de novembro, e a etapa nacional, que acontecerá em janeiro de 2024.

A Conferência Nacional da Educação é promovida pelo Ministério da Educação, e será precedida de conferências estaduais, distritais e municipais. O Fórum Nacional de Educação é o órgão responsável pela articulação e coordenação das conferências. Através desta iniciativa o Governo Federal e o Ministério da Educação buscam receber contribuições e opiniões do máximo possível de brasileiros com vistas a organizar e propor um novo Plano de Educação, de 2024 a 2034.

“A Conferência Nacional de Educação busca agregar não só os setores da educação em suas esferas pública, privada, educação básica, ensino superior, profissionalizante, mas a sociedade como um todo, segmentos representantes do movimento negro, defesa das mulheres, movimento LGBT, pessoas com deficência, pais, mães e autoridades, sendo um movimento marcado pelo caráter democrático do atual governo” diz a professora Cláudia Lopes Pontara, membra da Diretoria da APP Sindicato de Apucarana, Professora da Unespar campus Apucarana e professora aposentada da Rede Pública Estadual do Paraná.

Cláudia destaca ainda que “A Unespar Campus Apucarana está como parceira na organização da CONAE, sediando o evento, temos professores compondo a comissão organizadora. É muito importante e significativa a participação da Unespar, enquanto instituição de ensino superior se aproximando da educação básica. As universidades precisam aproximar-se da educação básica pois um segmento alimenta o outro, então essas parcerias são essenciais para o futuro da educação que nós desejamos.”