Você está aqui: Página Inicial > Notícias Apucarana > Unespar participa da Semana Nacional de Mobilização de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Unespar participa da Semana Nacional de Mobilização de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Geral

por publicado: 22/07/2024 15h31 última modificação: 22/07/2024 15h31

A Unespar convida a comunidade acadêmica e externa para participarem da Semana Nacional de Mobilização de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas que começa nesta segunda-feira (24) e se estende até o dia 30 de julho, Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Ações de conscientização ocorrem em todo o país e fazem parte da Campanha Coração Azul, uma iniciativa do UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), que desde 2009 (com adesão do Brasil a partir de 2013) promove a conscientização para prevenção e informação sobre os mecanismos de assistência e proteção disponíveis para as vítimas.

O uso da cor azul na campanha remete às lágrimas que representam o sofrimento enfrentado pelas vítimas do tráfico. O conceito simbólico do “Coração Azul” traz à tona a importância de olhar para essa realidade com responsabilidade e empatia, bem como incentiva a ação social coletiva para a prevenção e proteção das pessoas submetidas a esse tipo de violência.

No Paraná, as ações são coordenadas pela Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania (Seju), por meio do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP-PR), e estão concentradas em Curitiba e Foz do Iguaçu, cidades consideradas estratégicas para o combate a este crime, classificado como hediondo. Em Curitiba, durante a semana, haverá distribuição de conteúdos informativos na Rodoferroviária e no calçadão da Rua XV de Novembro. Em Foz do Iguaçu, ações semelhantes ocorrerão na Ponte da Amizade e pontos turísticos, como a Itaipu Binacional, Parque Nacional do Iguaçu e no Marco das Três Fronteiras.

Confira o cronograma de ações neste LINK .

A Pró-reitora de Políticas Estudantis e Direitos Humanos da Unespar, professora Andréa Sério, destaca a importância da disseminação de informação qualificada sobre o tema para ampliar os mecanismos de prevenção e enfrentamento ao tráfego de pessoas.  Essas informações podem ser acessadas em materiais educativos como a Cartilha “Tráfico de Pessoas e Orientações para o Trabalho no Exterior”  , publicada pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) e também a entrevista realizada com a coordenadora do NEPT-PR Dra. Silvia Cristina Barbosa Xavier, disponível no podcast   Campanha Coração Azul.

De acordo com a ONU, o tráfico de pessoas movimenta anualmente 32 bilhões de dólares em todo o mundo. Desse valor, 85% provêm da exploração sexual. É um crime silencioso, velado e ainda invisível que atinge pessoas em situações distintas como a exploração sexual, remoção de órgãos, adoção ilegal, servidão doméstica, casamento servil, servidão por dívida e trabalho análogo à escravidão.

Denúncias podem ser feitas junto ao Núcleo de Combate ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo (NETP-PR), da Secretaria da Justiça e Cidadania (SEJU), por meio do telefone (41) 3210-2778 ou do e-mail nucleoetp@seju.pr.gov.br; pelos canais: Disque 100 e Ligue 180, do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania, Disque-Denúncia 181 da Polícia Civil do Paraná, ao Ministério Público do Paraná (MP-PR), e junto à Polícia Federal pelo e-mail direitoshumanos@pf.gov.br.

 

#ParaTodosVerem: Descrição da Informação Escrita: Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfego de Pessoas. 30 de julho. Descrição da Arte: Figura com fundo azul escuro,  e a imagem da palma de uma mão sobre o perfil de uma pessoa. À esquerda um coração azul claro, ao centro as informações em letras brancas e à direita, a logomarca da Unespar em branco.