Você está aqui: Página Inicial > Notícias Apucarana > Vice-reitor participa de encontro da Unesco que debateu microcredenciais

Vice-reitor participa de encontro da Unesco que debateu microcredenciais

Geral, Ensino

por publicado: 17/02/2025 09h54 última modificação: 17/02/2025 09h54

O vice-reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Carlos Alexandre Molena, representou a instituição na Reunião multissetorial sobre microcredenciais na América Latina e no Caribe: preparando o cenário. O encontro aconteceu no Uruguai, entre os dias 10 e 11 de fevereiro, e foi promovido pelo Instituto Internacional de Educação Superior da Unesco para América Latina e Caribe (IESALC).

A conferência reuniu diversas universidades e debateu a proposta preliminar da Unesco sobre as microcredenciais, tema emergente nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil. Na Unespar, o assunto também é uma novidade e passará a ser discutido amplamente após a participação na Reunião.

Para o vice-reitor, o evento esclareceu o que são as microcredenciais, por meio da fala de líderes e especialistas no assunto, “além de permitir a troca de ideias e experiências com outros participantes”, reforça. Molena também destacou que essas conversas proporcionaram o alinhamento de novos vínculos institucionais.

 

O que são microcredenciais?

As microcredenciais são um tipo de certificação que reconhece a aquisição de habilidades ou competências específicas em uma área determinada. Elas são chamadas de "micro" porque são obtidas por meio de cursos mais curtos do que os tradicionais. Esta novidade vem de encontro com a nova estrutura social, em que a tecnologia avança rapidamente e o mercado de trabalho passa por mudanças constantes, exigido habilidades cada vez mais específicas.

Segundo a proposta da Unesco, poderão emitir esses certificados: as IES, organizações de treinamento e desenvolvimento, empresas e indústrias, assim como empregadores que desejam avaliar as habilidades de candidatos ou funcionários.

Os objetivos das microcredenciais são: reconhecer habilidades adquiridas em cursos online, workshops ou treinamentos; demonstrar competências específicas em uma área, como programação, marketing digital ou gestão de projetos; e fornecer uma forma flexível e acessível de aprender e se desenvolver profissionalmente.

Para conhecer mais detalhes sobre as microcredenciais, acesse o site da Unesco.

SITE DA UNESCO CLIQUE AQUI