Você está aqui: Página Inicial > Setores > Seção de Estágios > Estágio Não Obrigatório
O estágio não obrigatório é uma atividade opcional, realizada por iniciativa do estudante, com o objetivo de complementar sua formação acadêmica e ampliar sua experiência profissional. Embora não seja requisito para a conclusão do curso, essa modalidade deve estar relacionada à área de formação do estudante e seguir as normas institucionais e a legislação vigente. O estágio não obrigatório é sempre remunerado e só pode ser realizado na mesma empresa concedente por um período de 12 meses, prorrogáveis por mais 12 meses, sem ultrapassar 24 meses, que é o máximo permitido por lei.

Como iniciar o estágio não obrigatório

As vagas de estágio não obrigatório geralmente são oferecidas pelas próprias empresas concedentes ou por Agentes de Integração. O estudante deverá:

1 - Escolher e empresa concedente

O estágio não obrigatório só pode ser realizado em empresas concedentes que possuam convênio com a UNESPAR ou por meio de Agentes de Integração que possuam tal convênio. Verifique aqui os convênios ativos e os passos para iniciar um novo processo de convênio. 

2 - Preencher o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) e o Plano de Estágio

O documento formaliza a relação entre estudante, instituição de ensino e concedente. No estágio não obrigatório, o Termo de Compromisso de Estágio e o Plano de Estágio são elaborados pela própria empresa concedente ou Agente de Integração. Entre em contato com a Seção de Estágios caso necessite de alguma informação específica para colocar em seus documentos.

3 - Coletar as assinaturas da parte concedente do estágio, do Agente de Integração e do estudante

Depois de receber o termo de compromisso de estágio e o plano de estágio, o estudante deverá assinar os dois documentos, coletar as assinaturas da parte concedente do estágio e do Agente de Integração, se for o caso. Essas assinaturas poderão ser físicas ou digitais, por meio de plataformas de assinatura como o Assinador ITI, do Governo Federal. Veja abaixo a descrição das assinaturas da parte concedente:

3.1 Estudante: assinatura do Termo de Compromisso de Estágio e do Plano de Estágio pelo estudante;
3.2 Agente de Integração: assinatura do Termo de Compromisso de Estágio e do Plano de Estágio pelo Agente de Integração;
3.3 Concedente: assinatura do Termo de Compromisso de Estágio pelo representante da empresa ou instituição em que o estudante estagiará; e,
3.4 Supervisor do Campo de Estágio: assinatura do Termo de Compromisso de Estágio e do Plano de Estágio pelo profissional que supervisionará o estudante durante o estágio na concedente.

Os documentos poderão variar de acordo com os modelos das empresas concedentes e dos Agentes de Integração.

4 - Submeter os documentos para assinatura da Instituição de Ensino Superior

Com as assinaturas da parte concedente finalizadas, o estudante deverá submeter os documentos para assinatura da Instituição de Ensino Superior por meio da plataforma ePROTOCOLO. Lá deverá constar o Termo de Compromisso de Estágio e o Plano de Estágio. Os tutoriais abaixo mostram o passo a passo para se cadastrar na plataforma e enviar os documentos:


O processo criado é automaticamente enviado para o Protocolo Geral da UNESPAR, que o encaminhará à Seção de Estágios do campus. A Seção de Estágios, por sua vez, verificará os documentos e coletará as assinaturas da Instituição de Ensino Superior. Durante esse processo, a Seção de Estágios poderá entrar em contato com o estudante para a correção dos documentos, se necessário.

5 - Início do estágio

Quando todos os documentos estiverem assinados por todas as partes interessadas o estudante poderá iniciar o estágio de acordo com a vigência especificada no Termo de Compromisso de Estágio e no Plano de Estágio.

ATENÇÃO: O ESTUDANTE SÓ PODERÁ INICIAR O ESTÁGIO APÓS A ASSINATURA DE TODOS OS DOCUMENTOS POR TODAS AS PARTES INTERESSADAS.

Outros documentos importantes

Aditivo ao Termo de Compromisso de Estágio: caso seja necessária a alteração de alguma informação no Termo de Compromisso de Estágio, como a alteração do Supervisor do Campo de Estágio ou vigência do termo (prorrogação ou antecipação), solicite o documento à empresa concedente ou ao Agente de Integração, colete as assinaturas iniciais do estudante, da concedente, do Agente de Integração e submeta o documento para assinatura da Instituição de Ensino Superior pelo ePROTOCOLO.

Rescisão de Termo de Compromisso de Estágio: caso seja necessária a rescisão do Termo de Compromisso de Estágio antes do término da vigência, solicite o documento à empresa concedente ou ao Agente de Integração, colete as assinaturas iniciais do estudante, da concedente, do Agente de Integração e submeta o documento para assinatura da Instituição de Ensino Superior pelo ePROTOCOLO.

Relatório de Estágio: o Relatório de Estágio é um documento essencial para o acompanhamento do estágio não obrigatório pela Instituição de Ensino Superior e deve ser enviado a cada 6 meses. Solicite o documento à empresa concedente ou ao Agente de Integração, preencha todos os campos corretamente, colete as assinaturas iniciais do estudante, da concedente, do Agente de Integração e submeta o documento para assinatura da Instituição de Ensino Superior pelo ePROTOCOLO.

Mantenha contato com a Seção de Estágios

Em caso de dúvidas sobre os documentos, prazos ou procedimentos, entre em contato conosco antes da submissão. Estamos à disposição para te ajudar e contribuir para que sua experiência seja enriquecedora.

Bons estágios!