Políticas linguísticas e ensino de espanhol no Brasil: caminhos para uma possível e real implementação
Este estudo tem como objetivo geral identificar, analisar e divulgar diferentes ações em âmbito municipal,
estadual e nacional que foquem a inserção da língua espanhola na educação básica e se justifica pela necessidade de uma maior reflexão sobre a criação, implementação e avaliação das políticas linguísticas de nossa nação.
O referencial teórico que embasará a investigação se ancora nos fundamentos das políticas públicas, educacionais e
linguísticas e nos pressupostos do Ciclo de Políticas Ball. Esta pesquisa é de base epistemológica interpretativista e
de cunho quantitativo e qualitativo e visa contribuir para o desenvolvimento da ciência e para a reflexão sobre o
contexto educacional e político ao qual nossos alunos/professores e sociedade em geral pertencem, além de tentar
promover uma maior conscientização a respeito da importância do ensino de língua espanhola em nosso país e da
necessidade de iniciativas que implementem, de forma concreta, o aprendizado deste idioma.
Coordenador(a): Raquel Bicalho de Carvalho Barrios