Práticas literárias nas aulas de espanhol como língua estrangeira: o fantástico em ação
No que tange ao processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, muitos são os desafios
encontrados pelo professor e pelo aluno, uma vez que não basta que este saiba falar, ler e escrever determinada
língua, para ser considerado competente comunicativamente. De fato, aprendê-la e ensiná-la é muito mais
complexo. Nessa perspectiva, este trabalho justifica-se pela necessidade de propor um novo olhar, mediante a
inserção de contos fantásticos, no âmbito das línguas estrangeiras no Ensino Médio, uma vez que a literatura pode contribuir significativamente, proporcionando ao professor novas dimensões e caminhos, para que o processo de aprendizagem do aluno inclua questões culturais e não apenas linguísticas ou estruturais. Para tanto, sugerimos que os educadores avaliem o próprio contexto educacional e criem atividades que possibilitem aos alunos refletirem sobre narrativas sócio históricas, fomentando a arguição crítica, e que elaborarem, de modo criativo, as suas próprias histórias.
Coordenador(a): Caio Vitor Marques Miranda