Você está aqui: Página Inicial > Notícias Apucarana > Aula Magna do Curso de Ciências Econômicas da Unespar com Ênio Verri: Uma Análise dos Impactos de Itaipú na Economia Paranaense

Geral, Ensino

por publicado: 20/06/2024 10h19 última modificação: 20/06/2024 10h21

No dia 29 de maio de 2024, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Apucarana, teve a honra de receber o professor Ênio Verri para a Aula Magna do Curso de Ciências Econômicas. O evento, realizado no auditório principal da instituição, contou com a presença de estudantes, professores e membros da comunidade local, todos ávidos por ouvir a palestra do atual Diretor-geral brasileiro da Itaipú Binacional.

Com o tema "Impactos de Itaipú na Economia Paranaense", a palestra do professor Verri trouxe uma análise profunda e abrangente sobre o papel fundamental da usina hidrelétrica de Itaipú no desenvolvimento econômico do estado do Paraná. Itaipú, localizada no rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai, é uma das maiores geradoras de energia do mundo, e seu impacto na economia regional é imensurável.

Contribuições Econômicas de Itaipú

O professor Ênio Verri iniciou sua palestra destacando os números impressionantes da usina. Desde sua inauguração em 1984, Itaipú já gerou mais de 2,7 bilhões de MWh de energia, atendendo a grande parte da demanda energética do Brasil e do Paraguai. Verri enfatizou que a produção energética não é apenas um dado técnico, mas um motor de desenvolvimento socioeconômico. "Itaipú é um verdadeiro pilar da economia paranaense," afirmou Verri. "A geração de energia segura e barata permite que o estado atraia investimentos, desenvolva sua indústria e melhore a qualidade de vida da população."

Desenvolvimento Regional e Social

Além do impacto direto na geração de energia, Verri explorou os efeitos indiretos e induzidos de Itaipú na economia do Paraná. Ele mencionou os programas sociais e ambientais financiados pela usina, que incluem desde iniciativas de preservação ambiental até projetos educacionais e de saúde. "Itaipú não é apenas uma usina hidrelétrica. É um agente de transformação social," disse Verri, referindo-se a projetos como o Cultivando Água Boa, que promove a sustentabilidade e o uso racional dos recursos hídricos na região. Impactos na Indústria e no Comércio Outro ponto abordado foi o impacto de Itaipú na industrialização do Paraná.

A disponibilidade de energia elétrica de alta qualidade e baixo custo tem sido crucial para o crescimento de setores industriais no estado, como o agronegócio, a metalurgia e a fabricação de veículos. "Sem a energia gerada por Itaipú, seria difícil imaginar o Paraná se tornando um dos maiores polos industriais do Brasil," observou Verri. Ele também destacou a importância do setor energético para o comércio exterior, já que muitos produtos paranaenses são exportados, beneficiando-se diretamente da infraestrutura energética robusta proporcionada pela usina.

Desafios e Perspectivas Futuras

Ao final da palestra, Ênio Verri abordou os desafios que Itaipú enfrenta, como a necessidade de modernização e manutenção contínua, bem como as questões ambientais que envolvem a operação de uma grande usina hidrelétrica. No entanto, ele expressou confiança no futuro da usina e na sua capacidade de continuar impulsionando o desenvolvimento regional. "A inovação e a sustentabilidade são fundamentais para que Itaipú continue a ser um exemplo global de eficiência e responsabilidade social," concluiu Verri.

Reflexões e Agradecimentos

A Aula Magna encerrou-se com uma sessão de perguntas e respostas, onde os estudantes tiveram a oportunidade de interagir diretamente com o professor Verri, tirando dúvidas e oferecendo suas próprias perspectivas sobre os temas abordados.

A coordenadora do curso, professora Tânia Terezinha Rissa, presente no evento, agradeceu ao palestrante pela contribuição inestimável ao debate econômico e pelo compartilhamento de seu vasto conhecimento e experiência.

O evento foi um marco para o curso de Ciências Econômicas da Unespar, inspirando os alunos a aprofundarem seus estudos sobre o impacto da energia e da infraestrutura no desenvolvimento econômico regional.