Projetos vinculados ao GEPMEM

por Michele Veronez publicado 17/05/2021 12h03, última modificação 05/07/2021 11h14

Projetos de Pesquisa devidamente aprovados e registrados na Divisão de Pesquisa e pós-Graduação do Campus/Unespar.

Título do Projeto: Ações e Interações dos Sujeitos Envolvidos em Atividades de Modelagem Matemática

Descrição: Este projeto vem sendo desenvolvido em rede e nele objetiva-se investigar as ações e as interações dos estudantes e/ou do professor em atividades de modelagem matemática. Para tanto, assume-se orientações da metodologia qualitativa que considera as seguintes ações: revisão de literatura; análises de artigos científicos; entrevistas com alunos e professores e; aplicação, desenvolvimento e análises de atividades de modelagem matemática em sala de aula. Dessa forma, pretende-se contribuir para o avanço das pesquisas em modelagem matemática, bem como proporcionar aos estudantes e professores participantes da pesquisa conhecimentos acerca dessa abordagem metodológica. Vigência: junho/2016 - junho/2021 Esse projeto considera estudos nas três linhas de pesquisas enunciadas nesta proposição de Grupo de Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) /Mestrado profissional: (4) /Mestrado acadêmico: (3) outros participantes (5). Participantes: Michele Regiane Dias Veronez - Coordenador, no Campus de Apucarana, Gabriele Granada Veleda - Coordenador no Campus de União da Vitória. Integrantes: Ariely Aparecida Caruzo, Isadhora Cornelia Maurício, Patrícia Dias Barroso, Dayane Aparecida Freysleben, Liane Maria da Silva, Maricleusa Inglês da Silva Gomes, Érica Moletta, Isabela de Fátima Halila Marcondes, Alcides José Trzaskacz, Marcelo Henrique Tomacheusk da Rosa, Thayná Felix dos Santos, Emanueli Pereira, Élida Maiara Velozo de Castro, Silva Regina Potulski dos Santos, Carina Chulek, Rosangela Maria Kowalek.

Título do Projeto: Interlocuções da Modelagem Matemática com enfoques educacionais

Discussões relacionadas à Modelagem Matemática e seus usos nas aulas de Matemática pautam nosso interesse em conduzir uma investigação que se ampara nas interfaces da Modelagem Matemática a partir dos olhares dos dois sujeitos das salas de aula: professor e estudantes; e da combinação de seus modos de olhar para uma aula com Modelagem Matemática, já que temos inquietações em relação às suas potencialidades sob enfoques diversos. Entendida como uma alternativa pedagógica para ensinar Matemática, temos dois focos a considerar: professores que incluem atividades de modelagem matemática em sua prática docente e estudantes de diferentes níveis de escolaridade imersos no desenvolvimento de atividades de modelagem. Assim, o objetivo da pesquisa consiste em investigar influências do desenvolvimento de atividades de modelagem matemática na prática docente de professores, bem como na aprendizagem dos estudantes na disciplina de Matemática, na Educação Básica; ou, em disciplinas específicas de cursos de Ensino Superior. O percurso argumentativo será orientado por um quadro teórico consistente, discutido e elaborado pela equipe de pesquisadores de maneira cooperativa, e envolverá ações nas pesquisas de Iniciação Científica e de Mestrado. Espera-se que os resultados dessas ações ofereçam elementos para confirmar, refutar, ajustar ou complementar nossas hipóteses sobre o potencial da Modelagem Matemática nas aulas de Matemática e, sobretudo, sinalizem como os estudantes a usam, porque a usam e como dela decorrem elementos que indicam aprendizagem. Além disso, tais resultados podem sugerir indícios relativos à Modelagem Matemática e aos saberes profissionais do professor e, contribuir para o (re)pensar acerca do ensino e da aprendizagem de Matemática.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) /Mestrado profissional: (4) /Mestrado acadêmico: (5) outros participantes (3). Participantes: Michele Regiane Dias Veronez - Coordenador, no Campus de Apucarana.

Integrantes: Isadhora Cornelia Maurício, Patrícia Dias Barroso, Liane Maria da Silva, Maricleusa Inglês da Silva Gomes, Érica Moletta, Isabela de Fátima Halila Marcondes, Alcides José Trzaskacz, Marcelo Henrique Tomacheusk da Rosa, Thayná Felix dos Santos, Lilian Gislaine Pereira da Silva, Elaine Cristina Souza Gomes, Grabiele Granada Veleda, Emanueli Pereira, Élida Maiara Velozo de Castro.